Modelo de negócios e refinamento da competência central: o caso Google

Autores

  • Joel Yutaka Sugano Universidade Federal de Lavras
  • Eduardo Jardel Veiga Gonçalves Universidade Federal de Lavras
  • Mariane Figueira Universidade Federal de Lavras

Palavras-chave:

business model, core competence, network effects

Resumo

O volume de negócios realizados na Internet tem crescido vertiginosamente. Neste sentido, novas estratégias e modelos de negócios competitivos são fatores cruciais para consolidar uma posição de liderança no mercado. Em essência, uma empresa que oferecer seus serviços a um grande número de usuários e de empresas complementares terá sua posição estratégica fortalecida. A empresa Google tem focado o alcance da posição de liderança por meio de dois serviços distintos, a ferramenta de busca e o serviço de propaganda na Web. Estes serviços formam a base da construção da competência central da empresa, isto é, sua capacidade de armazenar dados atualizados sobre as intenções de busca dos usuários online e o oferecimento de resultados que os satisfaçam. Esse estudo demonstra que a competência da Google é fortalecida à medida que estes serviços são utilizados. Como conseqüência, novos usuários são atraídos pelos serviços da empresa, o que retro-alimenta sua base de dados, criando, assim, o chamado efeito em rede. Este trabalho explica estas relações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joel Yutaka Sugano, Universidade Federal de Lavras

Doutor em Doctoral Program in Japanese Economy and Business pela Osaka University, Japão Professor Adjunto da Universidade Federal de Lavras - UFLA

Eduardo Jardel Veiga Gonçalves, Universidade Federal de Lavras

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Lavras - UFLA Mestrando em Administração pela Universidade Federal de Lavras- UFLA

Mariane Figueira, Universidade Federal de Lavras

Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Lavras - UFLA Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Lavras - UFLA

Downloads

Publicado

2009-12-28

Como Citar

Sugano, J. Y., Veiga Gonçalves, E. J., & Figueira, M. (2009). Modelo de negócios e refinamento da competência central: o caso Google. INMR - Innovation & Management Review, 6(3), 46-62. Recuperado de http://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79148

Edição

Seção

Artigos