Modelo de negócios e refinamento da competência central: o caso Google

Autores

  • Joel Yutaka Sugano Universidade Federal de Lavras
  • Eduardo Jardel Veiga Gonçalves Universidade Federal de Lavras
  • Mariane Figueira Universidade Federal de Lavras

Palavras-chave:

business model, core competence, network effects

Resumo

O volume de negócios realizados na Internet tem crescido vertiginosamente. Neste sentido, novas estratégias e modelos de negócios competitivos são fatores cruciais para consolidar uma posição de liderança no mercado. Em essência, uma empresa que oferecer seus serviços a um grande número de usuários e de empresas complementares terá sua posição estratégica fortalecida. A empresa Google tem focado o alcance da posição de liderança por meio de dois serviços distintos, a ferramenta de busca e o serviço de propaganda na Web. Estes serviços formam a base da construção da competência central da empresa, isto é, sua capacidade de armazenar dados atualizados sobre as intenções de busca dos usuários online e o oferecimento de resultados que os satisfaçam. Esse estudo demonstra que a competência da Google é fortalecida à medida que estes serviços são utilizados. Como conseqüência, novos usuários são atraídos pelos serviços da empresa, o que retro-alimenta sua base de dados, criando, assim, o chamado efeito em rede. Este trabalho explica estas relações.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Joel Yutaka Sugano, Universidade Federal de Lavras
    Doutor em Doctoral Program in Japanese Economy and Business pela Osaka University, Japão Professor Adjunto da Universidade Federal de Lavras - UFLA
  • Eduardo Jardel Veiga Gonçalves, Universidade Federal de Lavras
    Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Lavras - UFLA Mestrando em Administração pela Universidade Federal de Lavras- UFLA
  • Mariane Figueira, Universidade Federal de Lavras
    Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Lavras - UFLA Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Lavras - UFLA

Downloads

Publicado

2009-12-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Modelo de negócios e refinamento da competência central: o caso Google. (2009). INMR - Innovation & Management Review, 6(3), 46-62. https://revistas.usp.br/rai/article/view/79148