Inovação no desenvolvimento de produto para o mercado de sobremesas prontas: o caso da Laffriolée

Autores

  • Sérgio Luiz do Amaral Moretti Universidade Nove de Julho
  • José Edson Moysés Filho Universidade Nove de Julho
  • Robiney Davi Araújo Pereira Instituto Paulista de Ensino e Pesquisa

Palavras-chave:

Inovação, Desenvolvimento e Lançamento de Novos Produtos, Mercado Food Service, Pequena e Média Empresa.

Resumo

O objetivo deste trabalho é identificar o papel da inovação e as práticas sobre as quais se baseiam o Desenvolvimento e Lançamento de Novos Produtos (DLNP) em Pequenas e Médias Empresas (PMEs). O artigo analisa se esses procedimentos foram orientados por algum tipo de processo apresentado na literatura acadêmica. O segmento escolhido foi o de sobremesas prontas voltado para o mercado food service que vem apresentando sólido crescimento nos últimos anos. Com esse propósito, a empresa escolhida foi a Laffriolée Sobremesas cujas práticas de DLNP foram investigadas por meio de um estudo de caso. Verificou-se que a empresa em questão buscou ser inovadora, desenvolvendo um produto que se relaciona a novos estilos de vida e práticas sociais; porém aproveitando os canais de distribuição já existentes, preços competitivos e sua própria força de vendas. Além disso, buscou obter vantagem competitiva por meio do uso de suas ferramentas de marketing integrado.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sérgio Luiz do Amaral Moretti, Universidade Nove de Julho
    Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC Professor da Universidade Nove de Julho – PMDA/UNINOVE
  • José Edson Moysés Filho, Universidade Nove de Julho
    Mestre em Administração pela Universidade Nove de Julho – UNINOVE Diretor Administrativo do Laffriolée Sobremesas Ltda
  • Robiney Davi Araújo Pereira, Instituto Paulista de Ensino e Pesquisa
    Mestre em Administração pela Universidade Nove de Julho – UNINOVE Professor do Instituto Paulista de Ensino e Pesquisa – IPEP

Downloads

Publicado

2010-05-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Inovação no desenvolvimento de produto para o mercado de sobremesas prontas: o caso da Laffriolée. (2010). INMR - Innovation & Management Review, 7(1), 21-40. https://revistas.usp.br/rai/article/view/79157