Escolha e adoção de tecnologias de informação e comunicação na educação

Autores

  • José Carlos Korelo Universidade Federal do Paraná
  • Paulo Henrique Müller Prado Universidade Federal do Paraná
  • Danielle Mantovani Lucena da Silva Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Objetivos de Escolha, Tendência a Inovar, TICs na educação

Resumo

Nesta pesquisa estuda-se o impacto da escolha sobre a intenção de adoção de novas TICs (tecnologias de informação e comunicação) na educação. O estudo foi realizado através de pesquisa quantitativa, composto de fase exploratória e descritiva. Participaram da fase exploratória 2 diretores (responsáveis pelas TICs) e 4 professores da instituição de ensino superior. Na fase descritiva quantitativa obteve-se 115 questionários respondidos por professores da instituição analisada. Os dados foram analisados em um modelo de relacionamento multivariado através da modelagem de equações estruturais utilizando-se o método PLS (partial least square). Os resultados dos objetivos de escolha são consistentes com o contexto organizacional (evitar o arrependimento, custos de avaliação, custos de adaptação e evitar emoções negativas) tiveram impacto significativo sobre a tendência a inovar na categoria. Além disso, o estudo mostrou que os professores têm baixa tendência a inovar, sendo que eles utilizam as TICs mais simples na sala de aula.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • José Carlos Korelo, Universidade Federal do Paraná
    Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná - UFPR Pesquisador visitante da Universidade Federal do Paraná – UFPR
  • Paulo Henrique Müller Prado, Universidade Federal do Paraná
    Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas – FGV/SP Professor Adjunto da Universidade Federal do Paraná – UFPR
  • Danielle Mantovani Lucena da Silva, Universidade Federal do Paraná
    Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná - UFPR Professora da Faculdade Internacional de Curitiba - FACINTER

Downloads

Publicado

2010-08-12

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Escolha e adoção de tecnologias de informação e comunicação na educação. (2010). INMR - Innovation & Management Review, 7(2), 80-103. https://revistas.usp.br/rai/article/view/79171