Modelo de gestão para educação à distância: o sistema de acompanhamento ao estudante (SAE)

Autores

  • Rafael Pereira Ocampo Moré Universidade Federal de Santa Catarina
  • Gilberto de Oliveira Moritz Universidade Federal de Santa Catarina
  • Mauricio Fernandes Pereira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Pedro Antônio de Melo Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

EaD. Sistema de Acompanhamento ao Estudante. Tutores. Modelos de Gestão. Mediatiza

Resumo

Para que os objetivos da Educação a Distância (Ead) sejam alcançados, um modelo efetivo de gestão é imprescindível e, nesse sentido, o Sistema de Acompanhamento ao Estudante (SAE) é um dos fatores-chave no processo de ensino e aprendizagem. Diante disso, o presente estudo tem por objetivo apresentar uma análise dos principais agentes e recursos tecnológicos do SAE aplicado à Ead do Curso de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O método de estudo de caso foi utilizado em uma abordagem qualitativa. Os dados primários foram obtidos por meio de observação sistemática e participante dos pesquisadores, enquanto os dados secundários resultam de pesquisa bibliográfica e documental. As conclusões apresentam os resultados das análises referentes ao SAE. Destaca-se o processo de mediatização e interação entre professores/tutores e estudantes, no qual a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) – em especial o Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) – contribui para o acompanhamento e desempenho dos estudantes. Ressalta-se também o papel dos tutores, considerados como os principais agentes no processo de ensino e aprendizagem, em razão da interação constante e mediação entre professores e estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Pereira Ocampo Moré, Universidade Federal de Santa Catarina

Especialização em Especialização em Educação a Distância pela Faculdade de Tecnologia SENAC - Florianópolis Assistente Administrativo da Universidade Federal de Santa Catarina , Brasil

Gilberto de Oliveira Moritz, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC Professor da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Mauricio Fernandes Pereira, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC Professor da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Pedro Antônio de Melo, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Downloads

Publicado

2010-08-12

Como Citar

Moré, R. P. O., Moritz, G. de O., Pereira, M. F., & Melo, P. A. de. (2010). Modelo de gestão para educação à distância: o sistema de acompanhamento ao estudante (SAE). INMR - Innovation & Management Review, 7(2), 104-126. Recuperado de http://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79172

Edição

Seção

Artigos