Padrões de inovação em multinacional de base tecnológica

Autores

  • Leonel Cezar Rodrigues Universidade Nove de Julho
  • Benedita Hirene de França Heringer Falculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo
  • Antonio Limongi França

Palavras-chave:

Inovação, Inovação Aberta, Inovação por Usuário, Domínio Tecnológico, Processos de Inovação.

Resumo

Desde que os setores industriais começaram a olhar a inovação como um instrumento de vantagens competitivas e de desenvolvimento econômico, o estudo da inovação tem se aprofundado em suas inúmeras variantes. Examina-se aqui o caso da Renishaw, uma empresa multinacional, líder em seu setor, centrada na produção e comercialização de instrumentos, metodologias e sistemas de ajustes finos em máquinas de controle numérico, com filiais em 30 países ao redor do mundo. Neste artigo, o objetivo é determinar as características do formato gerencial da inovação nessa empresa, considerando-se as características de seus processos de inovação. Utilizou-se o método de estudo de caso e coletou-se informações de três sujeitos sociais da alta administração da filial brasileira, com subsequente uso de documentos informativos oficiais. Os resultados indicaram que a empresa possui um modelo bem consolidado de acesso e ampliação da base tecnológica, centrado em sua matriz. Seus processos de inovação são caracterizados pela inovação aberta e pela inovação por usuário. Os processos de inovação aberta são decorrentes de interações com centros de P&D apenas no país sede da matriz. Seus processos de inovação distribuída, porém, estão dispersos no sistema capilar de suas filiais, com a tarefa de personalizar os produtos para os clientes. Assim, a empresa encontra equilíbrio entre a centralização do domínio tecnológico exercido exclusivamente pela matriz, por meio de inovações abertas e distribuídas, e a descentralização de inovações periféricas, por meio da inovação distribuída, através de suas filiais.

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Biografia do Autor

Leonel Cezar Rodrigues, Universidade Nove de Julho

Pós-Doutorado pela Universidade de São Paulo – USP Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho – UNINOVE

Benedita Hirene de França Heringer, Falculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo

Doutoranda em Administração pela Universidade Nove de Julho – UNINOVE. Professora da Falculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo

Antonio Limongi França

Pós-graduando em Direito Civil e Direito Processual e especialista em Gestão de Marcas (MBA) pelo ITAE

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Como Citar

Rodrigues, L. C., Heringer, B. H. de F., & França, A. L. (2010). Padrões de inovação em multinacional de base tecnológica. INMR - Innovation & Management Review, 7(3), 94-119. Recuperado de http://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79183

Edição

Seção

Artigos