Diferenças entre first movers e late movers na capacitação para o desenvolvimento de produtos na indústria automobilística

Autores

  • Marcos Amatucci Escola Superior de Propaganda e Marketing de SP

Palavras-chave:

Indústria automotiva, Desenvolvimento de produtos, Inovação na subsidiária, Empresa multinacional.

Resumo

Neste estudo objetiva-se explicar a influência da ordem de entrada das multinacionais da indústria automobilística no Brasil sobre o processo de capacitação da subsidiária para o desenvolvimento de produto. O quadro analítico envolve a discussão sobre vantagens do pioneiro e vantagens do seguidor, da Economia, e sua aplicação à internacionalização de empresas, bem como a literatura a respeito da capacitação para o desenvolvimento de produto no setor. O estudo múltiplo foi feito mediante entrevistas em profundidade, em quatro montadoras que empreendem atividades de engenharia relevantes no Brasil: General Motors, Volkswagen, Fiat e Renault. O método utilizado foi o estudo de caso múltiplo. Os resultados sugerem que os late movers queimam etapas no processo de capacitação, utilizando-se das experiências bem sucedidas dos pioneiros. Os resultados contribuem, no plano teórico, para o avanço da discussão sobre capacitação das subsidiárias para inovação e desenvolvimento de produtos, para a discussão sobre pioneiros e seguidores na área internacional; e no plano da prática, são relevantes na medida em que identificam um fast track para a capacitação da engenharia, num setor em que a maioria dos competidores ainda exerce essa atividade de maneira muito limitada.

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Biografia do Autor

  • Marcos Amatucci, Escola Superior de Propaganda e Marketing de SP
    Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo – USP Diretor de Pesquisa e Formação Científica da Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM

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Publicado

2011-02-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Diferenças entre first movers e late movers na capacitação para o desenvolvimento de produtos na indústria automobilística. (2011). INMR - Innovation & Management Review, 7(4), 66-86. https://revistas.usp.br/rai/article/view/79192