Uma comparação entre as técnicas hard e soft laddering aplicadas à percepção de valor de acadêmicos de administração em relação a uma instituição de ensino superior na cidade de Rio Verde-GO

Autores

  • Carlos Antonio Cardoso Sobrinho Universidade de Rio Verde
  • Luiz Henrique de Barros Vilas Boas Universidade Federal de Alfenas. Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
  • Aline Martins Universidade Federal de Uberlândia
  • Gustavo Coelho Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Ensino superior, Hard laddering, Meios-fim, Soft laddering, Valores.

Resumo

Pesquisas acadêmicas que versam a respeito do valor para o cliente, utilizando o conceito da teoria da cadeia de meios-fim, têm se mostrado crescentes. A técnica de entrevista Laddering tem sido a ferramenta mais usada para estabelecer a relação entre atributos, consequências e valores propostos por essa teoria. Diante disso, neste estudo realizou-se uma análise comparativa entre as características da Laddering tradicional, chamada de Soft Laddering, e a variação dessa técnica denominada de Hard Laddering, representada nesta pesquisa pelo questionário auto-administrável Paper-and-Pencil. Essa análise comparativa atende a necessidade dos pesquisadores de conhecerem aspectos específicos de cada uma das abordagens da Laddering para que haja adequação entre a teoria da cadeia de meios-fim e a escolha pela técnica que mais se enquadra no seu objeto de estudo. Na revisão de literatura foram examinados os conceitos da teoria de meios-fim; a descrição das duas abordagens da entrevista Laddering e o conceito de valor pessoal para o cliente, nesse caso, os acadêmicos de uma Instituição de Ensino Superior (IES). Na análise comparativa foram apresentadas as diferenças e similaridades entre a Soft Laddering e o questionário Paper-and-Pencil Hard Laddering. A comparação demonstra maior eficiência da Soft Laddering, porém, sugere que o questionário Paper-and-Pencil apresenta uma potencialidade em gerar resultados semelhantes aos da abordagem tradicional, dependendo de sua adaptação e aplicação.

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Biografia do Autor

  • Carlos Antonio Cardoso Sobrinho, Universidade de Rio Verde
    Mestrando em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU Professor da Universidade de Rio Verde – FESURV/GO
  • Luiz Henrique de Barros Vilas Boas, Universidade Federal de Alfenas. Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
    Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras – UFLA Professor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Alfenas – ICSA–UNIFAL
  • Aline Martins, Universidade Federal de Uberlândia
    Mestranda em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU
  • Gustavo Coelho, Universidade Federal de Uberlândia
    Mestrando em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU

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Publicado

2011-02-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Uma comparação entre as técnicas hard e soft laddering aplicadas à percepção de valor de acadêmicos de administração em relação a uma instituição de ensino superior na cidade de Rio Verde-GO. (2011). INMR - Innovation & Management Review, 7(4), 113-136. https://revistas.usp.br/rai/article/view/79194