Aceitação e adoção de produtos com novas tecnologias: o gênero como fator moderador

  • Márcia Zampieri Grohmann Universidade Federal de Santa Maria. Departamento Ciências Administrativas
  • Luciana Flores Battistella Universidade Federal de Santa Maria. Departamento Ciências Administrativas
  • Vania Flores Costa Universidade Federal de Santa Maria. Departamento Ciências Administrativas
  • Aline Velter Universidade Federal de Santa Maria
Palavras-chave: Aceitação da inovação, Gênero, Intenção de compra.

Resumo

A adoção de produtos com inovações é um desafio para as organizações e para os profissionais de marketing. Com o objetivo de verificar a influência do gênero no processo de aceitação e uso de produtos com inovações tecnológicas, foi realizada uma pesquisa com 212 universitários. O modelo utilizado foi uma mescla do Modelo de Aceitação Tecnológica e a Teoria da Ação Racional, composto de cinco construtos antecedentes (expressão, diversão, utilidade, facilidade e pressão normativa) e dois consequentes (atitude de uso e intenção de compra). Os dados foram submetidos à análise fatorial exploratória (KMO = 0,863; alphas variaram de 0,722 a 0,838) e análise fatorial confirmatória (RMSE = 0,058, ?²/gl = 1,66, NFI = 0,817 e NNFI = 0,903), ambas com resultados satisfatórios. Foram realizadas comparações entre os modelos estruturais para os dois gêneros, os resultados demonstraram que: atitudes influenciam mais a intenção de uso nos homens; a expressão influencia mais a intenção nas mulheres; a relação entre a diversão e a intenção foi mais forte entre as mulheres; a utilidade não influenciou a intenção; a relação entre facilidade e intenção foi mais forte nas mulheres; as pressões normativas não afetam na intenção. Dessa forma, os resultados indicam que entre as mulheres as estratégias de inovação deveriam centrar-se em aspectos como facilidade de uso e divertimento proporcionado pelo produto. Entretanto, os resultados não demonstraram nenhuma relação significativa feita pelos homens, o que remete à necessidade de novos estudos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Zampieri Grohmann, Universidade Federal de Santa Maria. Departamento Ciências Administrativas
Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC Professora do Departamento Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM
Luciana Flores Battistella, Universidade Federal de Santa Maria. Departamento Ciências Administrativas
Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC Professora do Departamento Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM
Vania Flores Costa, Universidade Federal de Santa Maria. Departamento Ciências Administrativas
Doutora em Administração pela Universidade Federal da Bahia – UFBA Professora do Departamento Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM
Aline Velter, Universidade Federal de Santa Maria
Mestranda em Administração da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM
Publicado
2011-02-21
Como Citar
Grohmann, M., Battistella, L., Costa, V., & Velter, A. (2011). Aceitação e adoção de produtos com novas tecnologias: o gênero como fator moderador. INMR - Innovation & Management Review, 7(4), 137-161. https://doi.org/10.5585/rai.2010532
Seção
Artigos