Inovação de modelo de negócios em uma empresa de biotecnologia agrícola

Autores

  • Mariane Figueira Universidade Federal de Lavras
  • Andre Luiz Zambalde Universidade Federal de Lavras
  • Joel Yutaka Sugano Universidade Federal de Lavras

Palavras-chave:

Modelo de negócios, Inovação de modelo de negócios, Biotecnologia agrícola.

Resumo

O propósito deste artigo foi investigar a prática do modelo de negócios e a existência real da inovação de modelo de negócios em uma organização de biotecnologia agrícola no Brasil. Este é um estudo qualitativo, de caráter exploratório, com procedimentos de estudo de caso fundamentados em referências bibliográficas e documentais e em entrevistas em profundidade, analisadas com base na técnica de análise de conteúdo. Após descrever os núcleos de significado dos conceitos de modelo de negócios e de inovação de modelo de negócios e aplicar esses conceitos à Monsanto do Brasil S.A. e sua trajetória histórica, o estudo permitiu concluir que a Monsanto, ao incorporar a biotecnologia aos negócios, inovou seu modelo de negócios. Os resultados mostraram que a inovação se fundamentou na oferta de proposições de valor inéditas aos clientes da empresa (os agricultores) e em mudanças em alguns componentes do modelo de negócios da empresa, como a administração da infraestrutura e os aspectos financeiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariane Figueira, Universidade Federal de Lavras

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Lavras – UFLA

Andre Luiz Zambalde, Universidade Federal de Lavras

Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ Professor associado pela Universidade Federal de Lavras – UFLA

Joel Yutaka Sugano, Universidade Federal de Lavras

Doutor em Doctoral Program in Japanese Economy and Business - CJEB Professor associado pela Universidade Federal de Lavras – UFLA

Downloads

Publicado

2011-08-31

Como Citar

Figueira, M., Zambalde, A. L., & Sugano, J. Y. (2011). Inovação de modelo de negócios em uma empresa de biotecnologia agrícola. INMR - Innovation & Management Review, 8(2), 106-131. Recuperado de http://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79216

Edição

Seção

Artigos