Tecnologia de informação e customização em massa: evidências na indústria de transformação

Autores

  • Andre Gustavo Carvalho Machado Universidade Federal de Pernambuco
  • Walter Fernando Araújo Moraes Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Customização, Tecnologia de informação, Estratégia.

Resumo

Estratégia de customização em massa pode ser entendida como o conjunto de planos que irá servir de referência para a tomada de decisões, no sentido de satisfazer às necessidades individuais dos clientes, por meio da rápida disponibilização de bens e serviços, a custos baixos e em grande escala. O objetivo deste artigo é analisar como a tecnologia de informação está sendo utilizada para habilitar a adoção da customização em massa. A estratégia de pesquisa adotada foi de estudo de casos múltiplos, empreendido em sete empresas pertencentes a diferentes setores da indústria de transformação. Entrevistas semiestruturadas foram adotadas como principal técnica para coleta de dados. A análise de dados ocorreu em dois estágios: análise individual e análise cruzada dos casos. Os resultados permitiram constatar que o uso da tecnologia de informação nos processos das empresas que customizam seus produtos em massa não se dá de maneira uniforme. Seu grau de utilização depende, principalmente, do estágio na cadeia de valor onde ocorre a customização e do modelo adotado para venda dos produtos e interação com os clientes. A pesquisa permitiu concluir que a interação e o acompanhamento do cliente, a busca pela flexibilidade nos processos produtivos, a maximização do projeto colaborativo e, em menor grau de utilização, a integração entre os elos da cadeia de suprimentos, são elementos suportados pela tecnologia de informação para a implementação da customização em massa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Andre Gustavo Carvalho Machado, Universidade Federal de Pernambuco
    Doutor em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE Professor da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE
  • Walter Fernando Araújo Moraes, Universidade Federal de Pernambuco
    Doutor em Mangament Sciences pela University of Manchester Institute of Science and Technology – UMIST Professor da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE

Downloads

Publicado

2011-08-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Tecnologia de informação e customização em massa: evidências na indústria de transformação. (2011). INMR - Innovation & Management Review, 8(2), 190-215. https://revistas.usp.br/rai/article/view/79219