Portais corporativos como ferramenta para o relacionamento com o cliente

Autores

  • Silvia Novaes Zilber Universidade Nove de Julho
  • Neide Caldeirão Fischer Universidade Nove de Julho
  • Jouliana Jordan Nohara Universidade Nove de Julho

Palavras-chave:

Portais corporativos, Internet, Relacionamento com cliente, Marketing de relacionamento

Resumo

Ainda em evolução no ambiente real, a discussão sobre o relacionamento com o cliente se desloca para o mundo virtual, tornando o marketing de relacionamento, a Internet e os portais corporativos parte do novo dia a dia das empresas. O objetivo deste trabalho foi investigar de que maneira os portais corporativos contribuem para promover e desenvolver o relacionamento entre as empresas e seus clientes. Para tal, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória, baseada em estudo de caso único. Para a análise do problema, a primeira fase buscou compreender os objetivos estratégicos da empresa em relação ao seu portal corporativo e as ferramentas utilizadas para, através dele, criar e desenvolver o relacionamento com seus clientes. Esta investigação foi realizada por meio de entrevistas em profundidade com os executivos diretamente envolvidos com o portal corporativo da empresa em estudo. Utilizando a triangulação sequenciada, o resultado obtido nas entrevistas forneceu o embasamento para a segunda fase da investigação, o survey realizado com os clientes da empresa em análise. Esta segunda fase investigou a relação do cliente com o portal corporativo, e seu entendimento em relação aos mesmos itens apontados pela empresa como seus objetivos para o portal. Ao final deste estudo foram confrontados os objetivos da empresa e o entendimento dos clientes, emergindo daí considerações sobre a eficiência do portal para a consecução dos objetivos do marketing de relacionamento e, ainda, contribuições para um melhor posicionamento das ferramentas dispostas no portal frente à estratégia da empresa e às necessidades e expectativas de seus clientes.

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Biografia do Autor

  • Silvia Novaes Zilber, Universidade Nove de Julho
    Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo – USP Professora do Programa Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Nove de Julho – PPGA/UNINOVE
  • Neide Caldeirão Fischer, Universidade Nove de Julho
    Mestre em Administração pela Universidade Nove de Julho – UNINOVE
  • Jouliana Jordan Nohara, Universidade Nove de Julho
    Doutora em Administração pela Fundação Getúlio Vargas – FGV Professora da Universidade Nove de Julho – UNINOVE

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Publicado

2012-04-24

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Portais corporativos como ferramenta para o relacionamento com o cliente. (2012). INMR - Innovation & Management Review, 9(1), 231-256. https://revistas.usp.br/rai/article/view/79258