Ambiente interno para inovação em uma empresa de e-commerce

Autores

  • Renato Machado Costa Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
  • Pedro Lucas de Resende Melo Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Marcos Vinícius Cardoso Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
  • Carlos Eduardo Coelho Ferreira

Palavras-chave:

Gestão de Inovação, PME, Comércio Eletrônico.

Resumo

Durante a última década, o Comércio Eletrônico (CE) tem se mostrado uma área de importância crescente para os pesquisadores de Sistemas de Informação e de Administração de Empresas. Numerosos estudos analisaram o impacto do CE nas organizações, como ele transformou a forma dos negócios operarem e como ele dissemina informação para os clientes e entre eles. A internet oferece uma plataforma adequada de CE para que as Pequenas e Médias Empresas (PMEs) participem de mercados globais, graças à flexibilidade da internet e à natureza dos negócios das PMEs. A internet e suas tecnologias associadas têm mais a oferecer para essas empresas do que os ambientes tradicionais estabelecidos de comunicação e processamento de informação. Dado o importante papel das PMEs em muitas economias, o sucesso da alavancagem dos negócios dessas empresas pela internet é crítico para o futuro das economias globais. Dentro desse contexto, busca-se com este artigo caracterizar a gestão de inovações em uma empresa de venda de flores pela internet. Para concretizar este objetivo, serão investigados os seguintes aspectos: (i) o ambiente interno da empresa; (ii) as particularidades do seu modelo de negócio baseado em e-commerce; e, adicionalmente, (iii) os processos e inovações provenientes de sua operação internacional.

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Biografia do Autor

Renato Machado Costa, Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

Mestrando em Administração pela Universidade de São Paulo – FEA/USP

Pedro Lucas de Resende Melo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutorando em Administração pela Universidade de São Paulo – FEA/USP Professor de Gestão Estratégica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC

Marcos Vinícius Cardoso, Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

Doutorando em Administração pela Universidade de São Paulo – FEA/USP Professor de Marketing da Universidade Anhembi Morumbi – UAM

Carlos Eduardo Coelho Ferreira

Doutor em Administração pela Fundação Getulio Vargas – FGV - EAESP

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Publicado

2012-07-04

Como Citar

Costa, R. M., Melo, P. L. de R., Cardoso, M. V., & Ferreira, C. E. C. (2012). Ambiente interno para inovação em uma empresa de e-commerce. INMR - Innovation & Management Review, 9(2), 05-31. Recuperado de http://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79261

Edição

Seção

Artigos