Portal da USP Portal da USP Portal da USP

A contribuição da competência relacional do empreendedor para aperfeiçoar a qualidade de relacionamento entre empresas de base tecnológica

Fernando Gomes de Paiva Jr., Nelson Cruz Monteiro Fernandes

Resumo


A forma dinâmica e interdependente que configura o cenário dos negócios contemporâneos torna insuficiente a concepção monológica da ação empreendedora, notadamente no que se refere à captação de recursos. Esse fato demanda um agir fundamentado na relacionalidade. Assim, grande parte das parcerias falha em função da indevida atenção ao componente relacional no cenário dos negócios. Isso tem sido atribuído à inabilidade do empreendedor em formar e manter interações exitosas com os parceiros na órbita interpessoal. O objetivo do estudo é, por meio de uma análise de conteúdo, descrever como a competência relacional emergente no comportamento do empreendedor auxilia na qualidade do relacionamento interpessoal em empresas de base tecnológica da região metropolitana de Recife. Os resultados revelem que a habidade mantenedora de relacionamento e performance da parceria constituem dimensões de destaque na qualidade da articulação. Além disso, a capacidade de negociação entre parceiros e a promoção de consenso entre os interagentes representam elementos primordiais na capacidade de negociação mantenedora de relações profícuas para ambos. A sustentabilidade do empreendedor nas redes sociais ocorre principalmente por meio do desenvolvimento de alianças e a competência relacional se mostra como um elemento chave para o resultado bem sucedido das parcerias.

Palavras-chave


Competência relacional; Empreendedor; Parceria; Relacionamento interpessoal;Comunicação.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5773/rai.v9i3.603

Métricas do Artigo

Carregando métricas...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Revista de Administração e Inovação ISSN: 1809-2039