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A estrutura da capacidade de inovar das empresas brasileiras: uma proposta de construto

David Ferreira Lopes Santos, Leonardo Fernando Cruz Basso, Herbert Kimura

Resumo


Este artigo tem como objetivo identificar e verificar como são organizados os principais elementos que compõem a capacidade de inovar de empresas brasileiras. Não há um consenso teórico sobre quais recursos geram inovação, bem como sua importância relativa para o desempenho das empresas. No contexto brasileiro, merece destaque o Índice Brasil de Inovação (IBI) criado no Departamento de Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas que tem como proposta mensurar a capacidade de inovar das empresas através de um conjunto de indicadores relacionados com a Atividade Inovativa, Recursos Humanos, Impacto Econômico e Patentes (Furtado e Quadros, 2006). Na presente pesquisa foram utilizadas informações extraídas das bases de dados das pesquisas PINTEC/IBGE realizadas nos anos 2000, 2003 e 2005, Gazeta Mercantil e SERASA, totalizando uma amostra de 230 empresas industriais. A metodologia utilizada foi a técnica multivariada de análise fatorial, tendo em vista, que a formação dos fatores possibilitaria demonstrar como os recursos destinados a inovação estão organizados. Os resultados desta investigação demonstram que os esforços das firmas para melhorar sua capacidade de inovar se estruturam em três eixos: Capital Humano, Capital Relacional e Capital Interno, expandindo assim, a organização proposta pelo IBI. A pesquisa ainda permitiu identificar que a capacidade de inovar das firmas no Brasil é mais dependente do Capital Relacional. Portanto, consegue-se ao final propor um construto inédito que demonstra a capacidade de inovar das empresas brasileiras.

Palavras-chave


Capacidade de Inovar; Capital Humano; Capital Relacional e Capital Interno.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5773/rai.v9i3.750

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Revista de Administração e Inovação ISSN: 1809-2039