Inteligência competitiva como inovação nos processos de negócio

Autores

  • Leonel Cezar Rodrigues Universidade Nove de Julho
  • Waldir Rechziegel Universidade Nove de Julho
  • Guilherme Esteves Universidade Nove de Julho
  • Maurício Pereira Fernandes Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Inteligência Competitiva, Inovação, Modelo de Negócio.

Resumo

Este estudo analisa o sistema de IC da Frimesa, uma das cinco maiores empresas da área de alimentos no Brasil, que negocia seus produtos somente com pequenos lojistas. A abordagem metodológica envolve a pesquisa qualitativa, por meio de um estudo de caso, exploratório e descritivo. Os dados foram coletados por entrevista pessoal com três diretores, por observação dos processos transacionais da empresa e por uso de documentos formais da empresa, permitindo a triangulação dos dados. Os dados das entrevistas foram gravados e processados utilizando-se análise de conteúdo. Os principais resultados indicam que a Frimesa desenvolveu seu modelo de negócio em torno de pequenos lojistas com abrangência local. Esses lojistas tornaram-se bases cognitivas do comportamento dos consumidores nas comunidades cobertas pelos lojistas, cujas informações permitem à Frimesa orientar seus processos. Informações de consumo permitiram à empresa desenvolver e aplicar políticas de preços compatíveis com o perfil do poder aquisitivo das comunidades de seus lojistas, uma eficiente estratégia de distribuição de seus produtos e determinar a forma otimizada de produção. Os pequenos lojistas funcionam como intermediários de inovações propostas pelos usuários, colocando a Frimesa em posição vantajosa para competir com os grandes produtores de alimentos. As principais conclusões indicam que o sistema de inteligência competitiva estruturado pela Frimesa, não apenas é o determinante do perfil de seu modelo de negócio, mas também sustenta o processo de inovação incremental e contínua, desejado em seu modelo de negócio, para manter a empresa em seu posicionamento projetado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonel Cezar Rodrigues, Universidade Nove de Julho

Doutor em Administração Universitária pela Vanderbilt University, Estados Unidos Professor do Programa Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Nove de Julho – PPGA/UNINOVE

Waldir Rechziegel, Universidade Nove de Julho

Doutorando em Administração na Universidade Nove de Julho – PPGA/UNINOVE Professor Assistente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

Guilherme Esteves, Universidade Nove de Julho

Doutorando em Administração na Universidade Nove de Julho – PPGA/UNINOVE

Maurício Pereira Fernandes, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC Professor da Universidade Federal de Santa Catarina – PPGA/UFSC

Downloads

Publicado

2012-12-23

Como Citar

Rodrigues, L. C., Rechziegel, W., Esteves, G., & Fernandes, M. P. (2012). Inteligência competitiva como inovação nos processos de negócio. INMR - Innovation & Management Review, 9(4), 245-264. Recuperado de http://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79297

Edição

Seção

Artigos