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Beyond knowledge, towards knowing: the practice-based approach to support knowledge creation, communication, and use for innovation

Patrícia Cristina do Nascimento Souto

Resumo


O propósito do presente artigo é discutir a abordagem-baseada-em-prática do conhecimento (Practice-Based Studies, PBS) e como a sua adoção permite a criação de abordagens para apoiar a uso, comunicação e criação de conhecimento de uma maneira sintonizada com os que os usuários de tal conhecimento necessitam para seu trabalho de criação de conhecimento para estratégia, em contextos organizacionais. O foco excessivo em conhecimento como um objeto desconectado das ações de criação de conhecimento nas quais esse conhecimento é necessitado e usado tem guiado a maioria das abordagens para suportar o acesso, criação, comunicação e uso de conhecimento complexo, particularmente no trabalho de criação de conhecimento para questões estratégicas em organizações. As abordagens racionalistas do conhecimento (abordagens cognitiva e estrutural ou econômica/financeira) são revisadas e suas limitações explicadas. A abordagem-baseada-em-prática do conhecimento é detalhada, e é discutido como a incorporação da epistemologia de prática e da prática, isto é, como a consideração da criação de conhecimento, e do produto dessa prática, isto é, o conhecimento ancorado no seu processo de criação, podem impactar as abordagens que visam apoiar a criação, comunicação e uso de conhecimento em contextos organizacionais. Com uma maior base e orientação pelas pressuposições fundamentais da abordagem-baseada-em-prática, as abordagens de apoio e seu delineamento adquirem uma nova lógica. Tal lógica é próxima do que seja de valor para o mundo e para as práticas de trabalho dos profissionais-usuários do conhecimento existente, e também reconhece e incorpora a situacionalidade e a natureza in-between do conhecimento e de sua da criação. Um delineamento de abordagens de apoio baseado na abordagem-baseada-em –prática pode impactar na criação e uso de conhecimento complexo porque a comunicação de conhecimento existente se torna mais próxima da prática de trabalho de uso na criação de novo conhecimento, reduzindo distâncias e lacunas comunicacionais, permitindo o uso efetivo de tempo e esforços dos usuários e reduzindo a complexidade em acessar, reusar e recriar conhecimento num ambiente de negócios de contínuas mudanças e desafios. O artigo sistematiza e diferencia as abordagens do conhecimento e explica o valor da abordagem-baseada-em-prática para dar apoio à criação, comunicação e uso de conhecimento. O artigo contribui para aprofundar o entendimento das diferentes abordagens para se estudar e entender conhecimento organizacional, os impactos de se adotar uma ou outra, e as vantagens de uma abordagem mais baseada-em-prática para se entender a criação, comunicação e uso do conhecimento para delinear abordagens de apoio a essas ações de criação, comunicação e uso de conhecimento de conhecimento em conformidade com a natureza e lógica das mesmas.

Palavras-chave


Criação de conhecimento, sense-making, conhecimento, comunicação de conhecimento, uso de conhecimento, abordagem baseada em prática, estudos baseados em prática, orientado-a-prática.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5773/rai.v1i1.948

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Revista de Administração e Inovação ISSN: 1809-2039