Um estudo comparativo sobre a adoção de software livre entre homens e mulheres

Autores

  • Adrianne Paula Vieira Andrade Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Anatália Saraiva Martins Ramos Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Adoção de Tecnologia de Informação, Software Livre, Diferenças de Gênero

Resumo

Ao longo de mais de três décadas, a literatura em gestão vem desenvolvendo estudos sobre a adoção de inovações tecnológicas. O Modelo de Aceitação de Tecnologia (TAM), a Teoria de difusão da inovação (IDT) e a Teoria Unificada de Aceitação e Uso de Tecnologia (UTAUT) são exemplos de abordagens teóricas que tem sido amplamente utilizadas para o estudo do processo de adoção de uma nova tecnologia. Apesar dessa ampla difusão, há lacunas de estudos sobre a influência do gênero na adoção de tecnologia de informação. Este estudo analisa a adoção e uso de Software Livre (SL) por parte de usuários universais e identifica as diferenças de gênero nesse processo. Através de pesquisa exploratória, foram investigados 162 adotantes do SL. Como resultado da análise qualitativa, verificou-se que a defesa da causa do SL é relativamente mais forte entre as mulheres. Foram identificadas distintas opiniões quanto à escolha da distribuição do SL. Notadamente, os homens pensam mais em como o sistema ajudará seu desempenho, enquanto as mulheres dão mais prioridade à distribuição que ofereça uma maior facilidade de uso. O estudo avança o conhecimento e poderá ajudar os gestores a conduzir os processos de implementação de software livre nas organizações.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Adrianne Paula Vieira Andrade, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    Mestranda da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Anatália Saraiva Martins Ramos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    Doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-doutorado na Université Pierre Mendès-France (UPMF). Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Downloads

Publicado

2013-04-03

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Um estudo comparativo sobre a adoção de software livre entre homens e mulheres. (2013). INMR - Innovation & Management Review, 10(1), 141-162. https://revistas.usp.br/rai/article/view/79306