Prática de offshore nos call centers: um exemplo de serviço com uso intensivo de tecnologia da informação

Autores

  • Marlucy Godoy Ricci Faculdade Marechal Rondon – FMR
  • Alessandra Rachid Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

internacionalização de serviços, call center, tecnologia de informação

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar o crescimento da comercialização internacional dos serviços de teleatendimento, prática conhecida como offshore. Para isso, foram levantadas informações sobre o crescimento dos serviços, da atividade de call center e de sua comercialização internacional, viabilizado pelo emprego das tecnologias da informação. Foi possível observar que esta atividade tem crescido muito no Brasil e que o país tem ingressado no mercado internacional voltado para esta atividade, que, no entanto, apresenta algumas condições que merecem maior atenção, entre as quais estão as questões relacionadas à gestão de recursos humanos.

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Biografia do Autor

  • Marlucy Godoy Ricci, Faculdade Marechal Rondon – FMR
    Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, Professora da Faculdade Marechal Rondon – FMR
  • Alessandra Rachid, Universidade Federal de São Carlos
    Doutora em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Professora associada da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar

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Publicado

2013-07-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Prática de offshore nos call centers: um exemplo de serviço com uso intensivo de tecnologia da informação. (2013). INMR - Innovation & Management Review, 10(2), 29-44. https://revistas.usp.br/rai/article/view/79315