Gestão da inovação, desenvolvimento e difusão de veículos híbridos e elétricos mitigadores da poluição urbana: um estudo de caso múltiplo

Autores

  • Isabela Grespan da Rocha Teixeira Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia e Administração
  • Rogério Ceravolo Calia Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia e Administração

Palavras-chave:

Mitigação de CO2, veículos elétricos, veículos híbridos, difusão da inovação, gestão da inovação.

Resumo

Estudos indicam que o aumento no uso de combustíveis fósseis e no uso da terra elevam o nível de dióxido de carbono (CO2) e com isso, alteram o ecossistema contribuindo para o aquecimento global. Nesse sentido, é preciso estimular a pesquisa e disseminar produtos inovadores que visem a melhoria da eficiência energética e a mitigação das emissões dos gases que contribuem para o efeito estufa. Para isso, foi desenvolvido um estudo de caso múltiplo com cinco empresas brasileiras montadoras e revendedoras de veículos com o objetivo de entender como ocorre a inovação, o desenvolvimento e a difusão de produtos mitigadores da poluição no segmento de veículos elétricos e híbridos para transporte individual ou coletivo. Como resposta ao estudo, verificou-se que o mercado para veículos elétricos e híbridos, tanto na forma coletiva como na forma individual, no Brasil ainda é pequeno, embora esteja em fase de expansão. Das empresas estudadas apenas uma desenvolveu o seu produto para atender o mercado. As demais colocaram os seus produtos para comercialização e agora estão migrando para uma nova forma de atender os clientes, desenvolvendo adaptações para difundir o produto no mercado brasileiro.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Isabela Grespan da Rocha Teixeira, Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia e Administração
    Mestranda em Administração de Organizações na FEA-RP – USP, Especialista em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, Pesquisadora do Centro de Pesquisa e Projetos em Marketing & Estratégia – MARKESTRAT
  • Rogério Ceravolo Calia, Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia e Administração
    Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, Professor em R.D.I.D.P da Universidade de São Paulo – USP

Downloads

Publicado

2013-07-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Gestão da inovação, desenvolvimento e difusão de veículos híbridos e elétricos mitigadores da poluição urbana: um estudo de caso múltiplo. (2013). INMR - Innovation & Management Review, 10(2), 199-218. https://revistas.usp.br/rai/article/view/79322