A relação entre as características de projetos de desenvolvimento de novos produtos e as competências: um estudo de caso no setor farmacêutico
Palavras-chave:
Inovação, Competências, Desenvolvimento de produtos, Capacitações dinâmicas.Resumo
O processo de desenvolvimento e inovação de produtos engloba uma gama de atividades que contribuem para a obtenção de produtos e serviços mais eficientes e a identificação de oportunidades para colocação deles no mercado. Estas atividades estão associadas às capacidades dinâmicas, entendidas como um conjunto de atributos que permite às organizações reduzir custos de produção e de transação e obter novas oportunidades de mercado, especificamente tirando proveito de competências distintivas e do balanceamento do uso dos princípios de exploração e de explotação. Este estudo está assentado na abordagem teórica sobre os princípios gerais que envolvem as abordagens das capacidades dinâmicas (dynamic capabilities), conceitos introduzidos por Teece et al. (1994), e as abordagens de James G. March (1991) sobre exploração e explotação (exploration and exploitation). Estas abordagens são utilizadas para investigar as características dos projetos de desenvolvimento de produtos e sua relação com os tipos de competências envolvidas, buscando aprofundar o entendimento da contribuição destas no desenvolvimento e manutenção da competitividade e sobrevivência das empresas num mundo em constante mutação. Para atingir esse objetivo o estudo baseia-se em estudo de caso único incorporado de projetos em empresa nacional, identificando as relações entre as competências e as características dos projetos desenvolvidos, procurando identificar ajustes contingenciais a depender das suas características. Palavras-chave: Inovação, Competências, Desenvolvimento de produtos, Capacitações dinâmicas.Downloads
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Publicado
2013-07-01
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
A relação entre as características de projetos de desenvolvimento de novos produtos e as competências: um estudo de caso no setor farmacêutico. (2013). INMR - Innovation & Management Review, 10(2), 262-289. https://revistas.usp.br/rai/article/view/79325