Orientações estratégicas e desempenho: evidências do setor varejista de ópticas

Autores

  • Giana de Vargas Mores Universidade Comunitária da Região de Chapecó
  • Eduardo Botti Abbade Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Verner Luis Antoni Universidade de Passo Fundo

Palavras-chave:

chave, Desempenho organizacional, inovação, orientação para aprendizagem, orientação para mercado.

Resumo

As orientações para o mercado e para a aprendizagem interferem no desempenho organizacional por meio dos impactos diretos na inovação (Baker & Sinkula, 1999). O objetivo deste estudo consistiu em avaliar as orientações para o mercado e aprendizagem e a inovação impactando no desempenho das ópticas de Passo Fundo/RS. Este estudo é caracterizado como um survey com adesão de 24 ópticas, em que os dados foram analisados por meio de análises descritivas e multivariadas. Na análise multivariada e na modelagem de equações estruturais, o método de estimação utilizado foi o Partial Least Squares. Os resultados sugerem que a orientação para mercado e a inovação impactam de forma positiva no desempenho. Observou-se também que, de um lado, a orientação para aprendizagem impacta positivamente na orientação para o mercado e, por outro, apresenta impacto negativo na inovação. Considera-se que estudos adicionais com setores empresariais específicos são necessários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giana de Vargas Mores, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Mestre em Agronegócios na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Professora da Universidade Comunitária da Região de Chapecó – UNOCHAPECÓ

Eduardo Botti Abbade, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Agronegócios na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Professor do Centro Universitário Franciscano – UNIFRA e da Faculdade Palotina de Santa Maria – FAPAS

Verner Luis Antoni, Universidade de Passo Fundo

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Professor da Universidade de Passo Fundo – UPF

Downloads

Publicado

2013-10-01

Como Citar

Mores, G. de V., Abbade, E. B., & Antoni, V. L. (2013). Orientações estratégicas e desempenho: evidências do setor varejista de ópticas. INMR - Innovation & Management Review, 10(3), 65-88. Recuperado de http://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79330

Edição

Seção

Artigos