Inovação aberta como uma vantagem competitiva para a micro e pequena empresa

Autores

  • Glessia Silva Universidade Federal de Sergipe
  • Antonio Luiz Rocha Dacorso Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Inovação Aberta, Competitividade, Micro e Pequena Empresa.

Resumo

Este ensaio teórico busca analisar o modelo de inovação aberta na perspectiva da micro e pequena empresa, dando indícios de como essa nova forma de inovar, pautada na busca de conhecimento externo como base de inovação, pode gerar vantagem competitiva e denotar uma alternativa de desenvolvimento para estas empresas. A pesquisa foi exploratória, uma vez que se trata de uma abordagem ainda carente de estudos, e bibliográfica, tendo sido desenvolvida por análise de conteúdo. Foram abordadas as influências competitivas do ambiente externo, a atuação das micro e pequenas empresas, o modelo de inovação aberta e como este pode auxiliá-las a competir no atual ambiente de negócios. Nessa perspectiva, concluiu-se existir um novo padrão de competição na micro e pequena empresa, calcado nos pressupostos de inovação aberta, que pode trazer vantagens duradouras de inovação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glessia Silva, Universidade Federal de Sergipe

Mestra em Administração pela Universidade Federal de Sergipe - UFS, Professora da Universidade Federal de Sergipe

Antonio Luiz Rocha Dacorso, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo - FEA/USP, Professor da Universidade Federal de Sergipe

Downloads

Publicado

2013-10-01

Como Citar

Silva, G., & Dacorso, A. L. R. (2013). Inovação aberta como uma vantagem competitiva para a micro e pequena empresa. INMR - Innovation & Management Review, 10(3), 251-268. Recuperado de http://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79337

Edição

Seção

Artigos