CONSIDERAÇÕES SOBRE INOVAÇÃO E ATIVIDADE EMPREENDEDORA NA TRAJETÓRIA SUL COREANA

Autores

  • Tayso Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Maurício Fernandes Pereira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Silvio Antônio Ferraz Cário Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Inovação, Empreendedorismo, Coreia do Sul.

Resumo

Os fatores históricos referentes ao milagre econômico leste-asiático explicam, em parte, o contexto do qual emergiu a situação atual de inovação e atividade empreendedora na Coreia do Sul. Sendo o único país em cinco décadas a deixar a periferia mundial para emergir ao próximo nível, chama-se atenção para investigar um pouco mais sobre aspectos que puderam fortalecer a economia de um país, especialmente no tocante às inovações, tendo os achados do presente estudo apontado esta nação como a que mais cresceu, em todo o mundo, em um quesito científico que será melhor apresentado na presente análise. Um estudo que contemple a atividade empreendedora na Coreia do Sul se faz contributivo teoricamente tendo em conta que, atualmente, as pequenas e médias empresas (PMEs) constituem 99,9% das empresas industriais na Coreia do Sul e são responsáveis por 88,7% dos empregos neste setor. As inovações introduzidas por empreendedores são consideradas o principal motor da dinâmica capitalista. Assim, tendo em conta também o que foi previamente exposto, o presente estudo objetiva analisar aspectos pertinentes à inovação e à atividade empreendedora na economia da Coreia do Sul que contribuem para a explicação do desempenho excepcional desta economia, especialmente quando consideradas suas interfaces. O estudo apresentou tanto um registro da economia histórica da Coreia do Sul quanto fatores atuais relacionados à inovação e à atividade empreendedora, oferecendo uma análise contributiva para a compreensão de uma potência econômica que tem se destacado em âmbito mundial pela competitividade de suas organizações empresariais, entre outros fatores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tayso Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Administração pela UFSC, Mestre em Administração pela UEM (2008) e Bacharel em Administração pela FANORPI (2002), com especializações pela UNOPAR (2005) e pela UEL (2005).

Maurício Fernandes Pereira, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995), Mestrado (1996) e Doutorado (2002) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-Doutorado em Administração pela USP / FEA (2009) e Pós-Doutorado em Sociologia Econômica e das Organizações pela Universidade Técnica de Lisboa (2010).

Silvio Antônio Ferraz Cário, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1975), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979) e doutorado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (1997).

Downloads

Publicado

2014-01-08

Como Citar

Silva, T., Pereira, M. F., & Cário, S. A. F. (2014). CONSIDERAÇÕES SOBRE INOVAÇÃO E ATIVIDADE EMPREENDEDORA NA TRAJETÓRIA SUL COREANA. INMR - Innovation & Management Review, 10(4), 283-307. Recuperado de http://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79353

Edição

Seção

Artigos