Competências gerenciais e capacidade para inovação: o caso da electrolux do brasil s/a

Autores

  • Cristina Ferigotti Faculdade de Ensino Superior do Paraná
  • Bruno Fernandes Universidade Positivo

Palavras-chave:

Gestão da Inovação, tecnologia

Resumo

Este trabalho examinou as relações entre as competências individuais de líderes e membros de projeto, rotinas/processos organizacionais e inovação tecnológica, por meio de um estudo de caso na Electrolux do Brasil S/A, Curitiba/PR no período de 1999 a 2011, considerando um total de 30 projetos e seus resultados em termos de inovação em produtos. Poucos estudos focam nas competências de liderança e sua interação com processos na configuração de inovações. A metodologia privilegiou um estudo de caso longitudinal, com recorte transversal, em perspectiva multinível, com multimétodos. A pergunta que norteou o trabalho foi: Como se deu a interação entre competências gerenciais e rotinas para o desempenho em inovação? Por meio de técnicas de estatística multivariada foi constatada uma interação entre rotinas organizacionais e competências individuais. De forma mais específica, a análise quantitativa observou ausência de associação entre rotinas/ processos, se consideradas isoladamente, e desempenho em inovação. Porém, quando consideradas em conjunto, notou-se impacto sobre a inovação. Já a análise qualitativa das evidências, obtidas por meio de entrevistas, observação e levantamento de documentos, permitiu observar como a interação ocorreu. O resultado reforça o argumento fundamental da teoria sobre capacidades dinâmicas, a saber, que a configuração de recursos que permite a uma organização sustentar sua capacidade de inovar pressupõe uma combinação entre rotinas/processos favoráveis à inovação e competências gerenciais, ou gestores competentes que alocam adequadamente recursos, concebem, aprimoram e aplicam processos, e lideram equipes com vistas à mudança.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cristina Ferigotti, Faculdade de Ensino Superior do Paraná
    Doutora em Administração Universidade Positivo (UP), Professora da Faculdade de Ensino Superior do Paraná (FESP/PR)
  • Bruno Fernandes, Universidade Positivo
    Doutor em Administração pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP), Professor da Universidade Positivo (UP)

Downloads

Publicado

2014-04-13

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Competências gerenciais e capacidade para inovação: o caso da electrolux do brasil s/a. (2014). INMR - Innovation & Management Review, 11(1), 73-96. https://revistas.usp.br/rai/article/view/79900