Despesas com tecnologia da informação e eficiência organizacional: novas evidências do setor bancário brasileiro

Autores

  • Sergio Mainetti Junior Instituto de Ensino e Pesquisa - Insper
  • Maria Cristina Nogueira Gramani Instituto de Ensino e Pesquisa - Insper
  • Henrique M. Barros Instituto de Ensino e Pesquisa - Insper

Palavras-chave:

Tecnologia da Informação, Eficiência, Bancos, Análise Envoltória de Dados

Resumo

Apesar de ser inegável a transformação proporcionada pela tecnologia da informação (TI) para a sociedade, a compreensão dos seus efeitos ainda é objeto de estudo. Este artigo aborda o impacto das despesas com TI na eficiência do setor bancário no Brasil. A novidade deste trabalho é que ele utiliza uma segmentação do setor bancário de tal modo que uma das pressuposições da técnica empírica não seja violada. A amostra conta com 37 bancos, os quais representam cerca de 70% dos ativos do Sistema Financeiro Nacional e que são agrupados em três categorias: varejistas, atacadistas e especializados em crédito. Por meio da técnica de análise envoltória de dados, os resultados mostram que a TI tem impacto distinto na eficiência dos segmentos bancários. Os resultados da pesquisa empírica revelaram que as despesas com TI parecem importar mais para a eficiência dos bancos varejistas do que para a eficiência dos bancos nos outros dois segmentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sergio Mainetti Junior, Instituto de Ensino e Pesquisa - Insper

Mestre em Administração pelo Insper Instituto de Ensino e Pesquisa e Mestre em Ciência da Computação pela Northeastern University, US. Diretor Presidente da Visionnaire.

Maria Cristina Nogueira Gramani, Instituto de Ensino e Pesquisa - Insper

Doutora em Engenharia, na área de Pesquisa Operacional, pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Professora Associada do Insper Instituto de Ensino e Pesquisa.

Henrique M. Barros, Instituto de Ensino e Pesquisa - Insper

PhD em Administração pela University of Warwick, UK. Professor Assistente do Insper Instituto de Ensino e Pesquisa.

Downloads

Publicado

2014-04-13

Como Citar

Mainetti Junior, S., Gramani, M. C. N., & Barros, H. M. (2014). Despesas com tecnologia da informação e eficiência organizacional: novas evidências do setor bancário brasileiro. INMR - Innovation & Management Review, 11(1), 138-161. Recuperado de http://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79903

Edição

Seção

Artigos