O impacto da inovação e da gestão do conhecimento de marketing no desempenho de novos produtos no mercado

Autores

  • Cid Gonçalves Filho Fundação Mineira de Educação e Cultura
  • Carlos Alberto Gonçalves Fundação Mineira de Educação e Cultura
  • Daniel Jardim Pardini Fundação Mineira de Educação e Cultura

Palavras-chave:

Gestão do conhecimento, inovação, orientação ao mercado.

Resumo

Em um ambiente de alta competitividade, a importância da inovação no desempenho de novos produtos, bem como a representatividade de seu impacto na receita das empresas é fato relevante. Por outro lado o conhecimento e sua gestão são elementos novos e desafiadores para os dirigentes e pesquisadores. Os trabalhos empíricos de Li e Calantone (1998), Narver e Slater (1990), Shapiro (2006), Voss, Montoya-Weiss e Voss (2006) salientam a importância da orientação ao mercado e dos processos de gestão do conhecimento de marketing para as organizações, constatando importantes contribuições para o sucesso no mercado de novos produtos e empresas. Com o objetivo de examinar empiricamente as relações entre os conceitos inovação, os processos de gestão do conhecimento de marketing e o desempenho de novos produtos no mercado, realizou-se um survey com 427 respondentes e modelagem por técnicas de equações estrututurais. Verifica-se a supremacia dos processos de gestão de conhecimento de concorrentes sobre os demais construtos nas indústrias pesquisadas, bem como indentificam-se importantes antecedentes do fator inovação.

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Biografia do Autor

  • Cid Gonçalves Filho, Fundação Mineira de Educação e Cultura
    Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais – FUMEC Professor titular da Fundação Mineira de Educação e Cultura – FUMEC
  • Carlos Alberto Gonçalves, Fundação Mineira de Educação e Cultura
    Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo – FEA/USP Professor Pesquisador da Fundação Mineira de Educação e Cultura – FUMEC/UFMG
  • Daniel Jardim Pardini, Fundação Mineira de Educação e Cultura
    Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais – FUMEC Pesquisador e Coordenador da Fundação Mineira de Educação e Cultura – FUMEC

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Publicado

2009-02-26

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O impacto da inovação e da gestão do conhecimento de marketing no desempenho de novos produtos no mercado. (2009). INMR - Innovation & Management Review, 5(2), 5-24. https://revistas.usp.br/rai/article/view/79107