Orientações estratégicas e desempenho: evidências do setor varejista de ópticas

Autores

  • Giana de Vargas Mores Universidade Comunitária da Região de Chapecó
  • Eduardo Botti Abbade Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Verner Luis Antoni Universidade de Passo Fundo

Palavras-chave:

chave, Desempenho organizacional, inovação, orientação para aprendizagem, orientação para mercado.

Resumo

As orientações para o mercado e para a aprendizagem interferem no desempenho organizacional por meio dos impactos diretos na inovação (Baker & Sinkula, 1999). O objetivo deste estudo consistiu em avaliar as orientações para o mercado e aprendizagem e a inovação impactando no desempenho das ópticas de Passo Fundo/RS. Este estudo é caracterizado como um survey com adesão de 24 ópticas, em que os dados foram analisados por meio de análises descritivas e multivariadas. Na análise multivariada e na modelagem de equações estruturais, o método de estimação utilizado foi o Partial Least Squares. Os resultados sugerem que a orientação para mercado e a inovação impactam de forma positiva no desempenho. Observou-se também que, de um lado, a orientação para aprendizagem impacta positivamente na orientação para o mercado e, por outro, apresenta impacto negativo na inovação. Considera-se que estudos adicionais com setores empresariais específicos são necessários.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Giana de Vargas Mores, Universidade Comunitária da Região de Chapecó
    Mestre em Agronegócios na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Professora da Universidade Comunitária da Região de Chapecó – UNOCHAPECÓ
  • Eduardo Botti Abbade, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Doutorando em Agronegócios na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Professor do Centro Universitário Franciscano – UNIFRA e da Faculdade Palotina de Santa Maria – FAPAS
  • Verner Luis Antoni, Universidade de Passo Fundo
    Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Professor da Universidade de Passo Fundo – UPF

Downloads

Publicado

2013-10-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Orientações estratégicas e desempenho: evidências do setor varejista de ópticas. (2013). INMR - Innovation & Management Review, 10(3), 65-88. https://revistas.usp.br/rai/article/view/79330