Inovação aberta como uma vantagem competitiva para a micro e pequena empresa

Autores

  • Glessia Silva Universidade Federal de Sergipe
  • Antonio Luiz Rocha Dacorso Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Inovação Aberta, Competitividade, Micro e Pequena Empresa.

Resumo

Este ensaio teórico busca analisar o modelo de inovação aberta na perspectiva da micro e pequena empresa, dando indícios de como essa nova forma de inovar, pautada na busca de conhecimento externo como base de inovação, pode gerar vantagem competitiva e denotar uma alternativa de desenvolvimento para estas empresas. A pesquisa foi exploratória, uma vez que se trata de uma abordagem ainda carente de estudos, e bibliográfica, tendo sido desenvolvida por análise de conteúdo. Foram abordadas as influências competitivas do ambiente externo, a atuação das micro e pequenas empresas, o modelo de inovação aberta e como este pode auxiliá-las a competir no atual ambiente de negócios. Nessa perspectiva, concluiu-se existir um novo padrão de competição na micro e pequena empresa, calcado nos pressupostos de inovação aberta, que pode trazer vantagens duradouras de inovação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Glessia Silva, Universidade Federal de Sergipe
    Mestra em Administração pela Universidade Federal de Sergipe - UFS, Professora da Universidade Federal de Sergipe
  • Antonio Luiz Rocha Dacorso, Universidade Federal de Sergipe
    Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo - FEA/USP, Professor da Universidade Federal de Sergipe

Downloads

Publicado

2013-10-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Inovação aberta como uma vantagem competitiva para a micro e pequena empresa. (2013). INMR - Innovation & Management Review, 10(3), 251-268. https://revistas.usp.br/rai/article/view/79337