Estratégia, planejamento de municípios e gestão Metropolitana

Autores

  • Ana Carolina Sommer de Souza Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Denis Alcides Rezende
  • Carlos Hardt

Resumo

As mudanças ocorridas com a consolidação da globalização a partir do final do Século XX ocasionaram uma grande transformação na forma de relacionamento entre os municípios, configurando redes urbanas com características tanto geopolíticas quanto socioeconômicas, ambientais e culturais. Esta conjuntura de escala mundial favoreceu o fortalecimento do poder local, tornando o espaço dos municípios o cenário de tomada de decisões com influência mais direta sobre a qualidade de vida dos munícipes e da própria infra-estrutura urbana. O crescimento desordenado dos grandes centros por meio do processo de metropolização trouxe sérias conseqüências e novos desafios. A adoção de estratégias e planejamento de municípios tem sido a resposta encontrada para driblar os entraves urbanos, rurais e metropolitanos, respeitando as suas respectivas abordagens do caráter integral e integrado. O objetivo do artigo é discutir como é possível promover o desenvolvimento de uma região a partir da visão estratégica de cada município que a constitui. A discussão do planejamento de municípios e a conclusão estão direcionadas ao contexto das regiões metropolitanas, onde a integração se torna uma característica de extrema pertinência, em virtude da forte interdependência entre municípios, ainda que a competitividade entre os mesmos seja igualmente uma realidade.

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Biografia do Autor

  • Ana Carolina Sommer de Souza, Pontifícia Universidade Católica do Paraná
    Mestranda em Gestão Urbana – PUCPR.  Especialista em Gestão Técnica do Meio Urbano – PUCPR
  • Denis Alcides Rezende
    Doutor em Engenharia da Produção Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Carlos Hardt
    Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento – UFPR

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Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Estratégia, planejamento de municípios e gestão Metropolitana. (2007). INMR - Innovation & Management Review, 4(1), 21-39. https://revistas.usp.br/rai/article/view/79070