Sabó indústria e comércio de autopeças

Autores

  • Eva Stal Universidade Nove de Julho
  • Victor Manoel Cunha de Almeida Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Ilan Avrichir Escola Superior de Propaganda e Marketing

Palavras-chave:

Internacionalização de empresas, Dunning, Escola Nórdica, Uppsala, Sabó.

Resumo

O caso de ensino Sabó apresenta a decisão que se colocou para Newton Chiaparini, presidente da Sabó, de adquirir ou não a fabricante de retentores alemã Kaco. Essa decisão ocorreu em um momento crítico do processo de internacionalização da empresa, dado que representou um salto com relação ao nível de investimentos diretos realizados até então pela empresa. O caso descreve a trajetória da Sabó desde a sua fundação, focalizando o momento que precedeu o surgimento da oportunidade de aquisição da Kaco, culminando com uma descrição da situação atual da empresa. Também retrata o ambiente competitivo setorial enfrentado pelos fabricantes brasileiros de autopeças no momento da decisão, possibilitando a contextualização do caso em relação ao processo de abertura comercial, acelerada pelo qual a economia brasileira estava passando, e das mudanças estruturais que ocorriam com a indústria automobilística e sua cadeia de suprimentos à época. Enquanto instrumento didático, o caso Sabó possibilita uma discussão longitudinal sobre o processo de internacionalização da firma a partir da perspectiva comportamental, mediante a utilização das teorias nórdicas de internacionalização, e, da perspectiva econômica, notadamente a partir do paradigma eclético da produção internacional, de John Dunning.

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Biografia do Autor

  • Eva Stal, Universidade Nove de Julho
    Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo – USP Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração da Universidade Nove de Julho – UNINOVE
  • Victor Manoel Cunha de Almeida, Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Doutor em Administração pelo Instituto Coppead da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ Professor adjunto da área de Marketing e Negócios Internacionais do Coppead – UFRJ
  • Ilan Avrichir, Escola Superior de Propaganda e Marketing
    Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas de São Paulo – FGV/SP Professor coordenador da graduação em Administração de Empresas da Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM

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Publicado

2008-09-04

Edição

Seção

Caso de Ensino

Como Citar

Sabó indústria e comércio de autopeças. (2008). INMR - Innovation & Management Review, 5(1), 126-140. https://revistas.usp.br/rai/article/view/79105