INTENÇÃO DE USO DE E-LEARNING NO ENSINO SUPERIOR:HÁ DIFERENÇAS DE PERCEPÇÃO ENTRE HOMENS E MULHERES?

Autores

  • Angilberto Sabino de Freitas Universidade do Grande Rio
  • Jorge Brantes Ferreira Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Michele Amaral
  • Cristiane Junqueira Giovannini Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

E-learning, TAM, Aceitação de tecnologia, Gênero.

Resumo

Diferenças individuais, como idade, sexo, experiência, etc., levam a diferentes percepções e, consequentemente, a comportamentos distintos. Assim, diferentes percepções podem influenciar de diversas formas o comportamento do indivíduo na adoção e difusão de tecnologias de informação. Com base nesta premissa, este trabalho tem dois objetivos: analisar empiricamente, no contexto brasileiro, o uso do e-learning entre alunos de graduação e testar o impacto do gênero sobre as relações propostas. Os dados, obtidos por meio de questionários auto-administrados e preenchidos por alunos de uma instituição particular, foram analisados por meio de equações estruturais. Os resultados indicam que o gênero não é um fator que afeta as relações propostas, com a exceção do efeito da experiência prévia com tecnologia sobre a facilidade de uso, que apresenta maior impacto em mulheres.

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Biografia do Autor

  • Angilberto Sabino de Freitas, Universidade do Grande Rio

    Doutor em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC/Rio
    Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração Universidade do Grande Rio – Unigranrio

  • Jorge Brantes Ferreira, Universidade Católica do Rio de Janeiro
    Doutor em Administração pelo COPPEAD/UFRJ (2010), Mestre em Engenharia Elétrica pela PUC-Rio (2005) e graduado em Engenharia Elétrica pela PUC-Rio (2002). Professor Assistente e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Administração da PUC-Rio.
  • Michele Amaral
    Mestre em Administração pela Unigranrio - Universidade Grande Rio (2012).
  • Cristiane Junqueira Giovannini, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
    Mestranda em Administração pela PUC-Rio, especialista em EaD pelo SENAC-Rio (2012), licenciada em Educação Artística pela UFRJ (2004).

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Publicado

2015-03-27

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

INTENÇÃO DE USO DE E-LEARNING NO ENSINO SUPERIOR:HÁ DIFERENÇAS DE PERCEPÇÃO ENTRE HOMENS E MULHERES?. (2015). INMR - Innovation & Management Review, 12(1), 70-97. https://revistas.usp.br/rai/article/view/100317