A contribuição da competência relacional do empreendedor para aperfeiçoar a qualidade de relacionamento entre empresas de base tecnológica

Autores

  • Fernando Gomes de Paiva Jr. Universidade Federal de Pernambuco
  • Nelson Cruz Monteiro Fernandes Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Competência relacional, Empreendedor, Parceria, Relacionamento interpessoal, Comunicação.

Resumo

A forma dinâmica e interdependente que configura o cenário dos negócios contemporâneos torna insuficiente a concepção monológica da ação empreendedora, notadamente no que se refere à captação de recursos. Esse fato demanda um agir fundamentado na relacionalidade. Assim, grande parte das parcerias falha em função da indevida atenção ao componente relacional no cenário dos negócios. Isso tem sido atribuído à inabilidade do empreendedor em formar e manter interações exitosas com os parceiros na órbita interpessoal. O objetivo do estudo é, por meio de uma análise de conteúdo, descrever como a competência relacional emergente no comportamento do empreendedor auxilia na qualidade do relacionamento interpessoal em empresas de base tecnológica da região metropolitana de Recife. Os resultados revelem que a habidade mantenedora de relacionamento e performance da parceria constituem dimensões de destaque na qualidade da articulação. Além disso, a capacidade de negociação entre parceiros e a promoção de consenso entre os interagentes representam elementos primordiais na capacidade de negociação mantenedora de relações profícuas para ambos. A sustentabilidade do empreendedor nas redes sociais ocorre principalmente por meio do desenvolvimento de alianças e a competência relacional se mostra como um elemento chave para o resultado bem sucedido das parcerias.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fernando Gomes de Paiva Jr., Universidade Federal de Pernambuco
    Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFPE Professor da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE
  • Nelson Cruz Monteiro Fernandes, Universidade Federal de Pernambuco
    Doutorando em Administração do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE

Downloads

Publicado

2012-10-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A contribuição da competência relacional do empreendedor para aperfeiçoar a qualidade de relacionamento entre empresas de base tecnológica. (2012). INMR - Innovation & Management Review, 9(3), 53-76. https://revistas.usp.br/rai/article/view/79276