Da formação de trabalhadores para ingressantes no vestibular
As transformações do discurso do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo na segunda metade do século XX e XXI
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-5487.v0i15p101-119Palavras-chave:
Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, objetivos pedagógicos, ensino profissionalizante, vestibularResumo
O presente artigo possui como intenção analisar as transformações dos objetivos pedagógicos do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo na segunda metade do século XX e início do XXI. De uma escola que visava a formação de trabalhadores para a indústria passou a se tornar cada vez mais preocupada com o acesso ao ensino superior. Se em algumas décadas atrás não estava na missão do Liceu preparar o estudante para o vestibular, no século XXI percebe-se que grande parte da propaganda oficial da escola é o fato dela ser uma das que mais possuem alunos que ingressam nas universidades públicas sem a necessidade de cursinhos. Tudo isso representa alterações na forma como é encarado o ensino e no próprio corpo discente.
Os estudos acerca do Liceu concentram-se muito mais no final do século XIX e início do XX havendo muitos poucos trabalhos que exploram a segunda metade do século XX. O artigo pretende analisar esse momento histórico em que a instituição já tinha apartado o seu setor industrial do seu setor de ensino. Se em um primeiro momento, os alunos estavam associados aos ofícios do artesão e participavam da produção (inclusive tendo a possibilidade de vender os seus próprios produtos para o mercado), nos anos 40 começou haver uma especialização do setor educativo. Este é o período inicial a qual pretendo analisar e a partir dele, compreender as transformações até os dias atuais.
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