Da formação de trabalhadores para ingressantes no vestibular

As transformações do discurso do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo na segunda metade do século XX e XXI

  • Raphael Leon Vasconcelos Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, objetivos pedagógicos, ensino profissionalizante, vestibular

Resumo

O presente artigo possui como intenção analisar as transformações dos objetivos pedagógicos do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo na segunda metade do século XX e início do XXI. De uma escola que visava a formação de trabalhadores para a indústria passou a se tornar cada vez mais preocupada com o acesso ao ensino superior. Se em algumas décadas atrás não estava na missão do Liceu preparar o estudante para o vestibular, no século XXI percebe-se que grande parte da propaganda oficial da escola é o fato dela ser uma das que mais possuem alunos que ingressam nas universidades públicas sem a necessidade de cursinhos. Tudo isso representa alterações na forma como é encarado o ensino e no próprio corpo discente.

Os estudos acerca do Liceu concentram-se muito mais no final do século XIX e início do XX havendo muitos poucos trabalhos que exploram a segunda metade do século XX. O artigo pretende analisar esse momento histórico em que a instituição já tinha apartado o seu setor industrial do seu setor de ensino. Se em um primeiro momento, os alunos estavam associados aos ofícios do artesão e participavam da produção (inclusive tendo a possibilidade de vender os seus próprios produtos para o mercado), nos anos 40 começou haver uma especialização do setor educativo. Este é o período inicial a qual pretendo analisar e a partir dele, compreender as transformações até os dias atuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raphael Leon Vasconcelos, Universidade de São Paulo

Mestrando em História Social na Universidade de São Paulo

Publicado
2019-12-20
Como Citar
Vasconcelos, R. (2019). Da formação de trabalhadores para ingressantes no vestibular. Revista Angelus Novus, (15), 101-119. https://doi.org/10.11606/issn.2179-5487.v0i15p101-119
Seção
Artigos