Estrutura social e criação de empresas

Autores

  • Gláucia Maria Vasconcelos Vale Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Victor Silva Corrêa Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5700/rausp1211

Resumo

Para a Sociologia Econômica, as estruturas sociais, no formato de redes interpessoais, influenciam as iniciativas individuais e os resultados econômicos daí derivados. Segundo Granovetter, existem três tipos básicos de estruturas: fortemente acopladas; fortemente desacopladas; fracamente acopladas. Este trabalho situa-se no contexto dessas reflexões, e procura-se, por meio de uma pesquisa amostral realizada com 100 empreendedores, localizados no município de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil: identificar as estruturas sociais de origem desses indivíduos, em consonância com a tipologia genérica de Granovetter; avaliar a presença de associações entre essas estruturas e a trajetória dos empreendimentos, em particular, a motivação para empreender e o acesso ao mercado. Termina-se por elaborar uma tipologia de estruturas/redes sociais específicas para a análise do empreendedor, composta por três categorias: familiar, profissional e difusa.

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Publicado

2015-12-01

Edição

Seção

Empreendedorismo

Como Citar

Estrutura social e criação de empresas . (2015). Revista De Administração, 50(4), 432-446. https://doi.org/10.5700/rausp1211