Retratando a inovação no serviço público brasileiro: modelos de análise, sistematização e caracterização

Autores

  • Marcos de Moraes Sousa Instituto Federal Goiano
  • Vicente da Rocha Soares Ferreira Universidade Federal de Goiás
  • Estela Najberg Universidade Federal de Goiás
  • Janann Joslin Medeiros Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5700/rausp1213

Resumo

A inovação é fundamental para a melhoria do desempenho de organizações, tanto do setor privado quanto do setor público. Neste trabalho, descrevem-se e analisam-se as 323 experiências de inovação no serviço público federal no Brasil premiadas nas 16 edições (período de 1995 a 2012) do concurso Inovação na Gestão Pública Federal, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Trata-se de estudo quali-quantitativo em que se utiliza como categorias de análise os quatro tipos de inovação definidos no Manual de Copenhagen: produto, processo, organizacional e comunicação. Os resultados da pesquisa permitem afirmar que existe sim inovação no setor público, a despeito do ceticismo de alguns pesquisadores, bem como do estado incipiente de pesquisa teórica sobre o tema. Observou-se que a inovação organizacional foi a que teve a maior quantidade de experiências premiadas, seguida respectivamente pelas inovações em processo, comunicação e produto, sendo que o atendimento ao cidadão e a melhoria dos processos de trabalho são os itens de maior destaque. Os resultados mostraram que embora a grande incidência das inovações ocorra em nível nacional, um número significativo de inovações também ocorre no nível local, provavelmente em função de muitas organizações do governo federal terem as suas ações difundidas apenas nesse nível de governo. No que diz respeito à área inovadora, saúde e educação preponderam com quase 33% das iniciativas, o que pode ser explicado pela capilaridade das áreas e pelo fato de ambas manterem grande interação com o usuário. As contribuições deste trabalho incluem a utilização de modelo teórico de análise de inovações no setor público ainda inédito no Brasil e a sistematização de conhecimento em base empírica sobre essa inovação. Nesse sentido, ainda contribui para o desenvolvimento da teoria com a apresentação de indícios de que as características, determinantes e consequências de inovação no setor público diferem não somente das de inovação na indústria, mas também das da inovação em serviços no setor privado.

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Publicado

2015-12-01

Edição

Seção

Gestão Pública

Como Citar

Retratando a inovação no serviço público brasileiro: modelos de análise, sistematização e caracterização . (2015). Revista De Administração, 50(4), 460-476. https://doi.org/10.5700/rausp1213