Determinantes da participação e sucesso das micro e pequenas empresas em compras públicas: uma análise empírica

Autores

  • Sandro Cabral Universidade Federal da Bahia
  • Paulo Ricardo da Costa Reis Universidade Federal da Bahia
  • Adilson da Hora Sampaio FIOCRUZ; Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz

DOI:

https://doi.org/10.5700/rausp1214

Resumo

Tendo como base discussões recentes sobre as relações entre estratégia e desempenho no setor público, no presente trabalho analisam-se os condicionantes da participação e do sucesso de micro e pequenas empresas (MPE) em compras públicas a partir de alterações na legislação, favorecendo tais grupos. Adota-se uma abordagem de natureza quantitativa e desenvolve-se um conjunto de hipóteses, que são testadas usando uma base de dados única, com informações detalhadas de 542 contratos de compras realizados por um órgão da administração pública federal brasileira, entre 2005 e 2011. Os resultados demonstraram que as mudanças institucionais, promovidas por uma nova regulamentação, contribuíram significativamente para o aumento na participação de MPE nos processos de licitações do órgão pesquisado, porém não alteraram a probabilidade de êxito dessas empresas nos certames públicos, colocando em perspectiva a eficácia da legislação implantada. Adicionalmente, os resultados sugeriram que fatores estratégicos, associados ao ambiente competitivo, aos atributos transacionais e às capacidades inerentes aos participantes, influenciam seu acesso e as chances de sucesso em compras públicas.

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Publicado

2015-12-01

Edição

Seção

Gestão Pública

Como Citar

Determinantes da participação e sucesso das micro e pequenas empresas em compras públicas: uma análise empírica . (2015). Revista De Administração, 50(4), 477-491. https://doi.org/10.5700/rausp1214