Sobrecarga de informação, adiamento de escolha e a função moderadora de need for cognition: evidência empírica

Autores

  • Luis Eduardo Pilli Universidade de São Paulo
  • José Afonso Mazzon Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5700/RAUSP1222

Resumo

Aumento da propensão a evitar a escolha em função da sobrecarga de informações é um tema sujeito a debate intenso. Os modelos de maximização neoclássica prevêem que a propensão a evitar escolha não aumente com a oferta de mais informação ao consumidores. Diferentemente, os modelos com origem na psicologia cognitiva predizem que as características do ambiente de decisão podem provocar efeitos comportamentais que aumentem a propensão a não escolher, em função da sobrecarga de informação.A partir de estímulos gerados experimentalmente, esta pesquisa empírica torna evidente a presença de efeitos comportamentais provocados pela sobrecarga de informação, revela diferenças no efeitos provocados pela variação no número de opções em comparação ao número de atributos e demonstra que a característica de personalidade need for cognition modera tais efeitos comportamentais.

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Publicado

2016-03-01

Edição

Seção

Marketing

Como Citar

Sobrecarga de informação, adiamento de escolha e a função moderadora de need for cognition: evidência empírica . (2016). Revista De Administração, 51(1), 36-55. https://doi.org/10.5700/RAUSP1222