Efeito dos investimentos nos fundamentos e na reação de mercado de empresas brasileiras pré-operacionais e operacionais do período de 2006 a 2012

Autores

  • Marco Antonio Pereira Universidade de São Paulo
  • José Roberto Securato Universidade de São Paulo
  • Almir Ferreira de Sousa Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5700/rausp1223

Resumo

O trabalho fornece evidências sobre a reação do mercado às decisões de investimento de empresas cujo valor acionário é predominantemente atribuído às opções de crescimento. A pesquisa exploratória levantou empresas pré-operacionais e seus pares operacionais dos mesmos segmentos da economia. Investigou-se a existência de diferenciação estatística a partir de indicadores financeiros que refletissem os ativos instalados e os ativos de crescimento para, em seguida, estudar a reação do mercado às variações do ativo não circulante como elemento de sinalização acerca das decisões de investimento. Destaca-se nas empresas pré-operacionais o processo de formação do ativo operacional e o valor acionário quase exclusivamente dependente dos ativos de crescimento. Como resultado, os testes de diferenciação confirmaram que as empresas pré-operacionais têm seu valor especialmente derivado das opções de crescimento. A reação do mercado foi maior nas empresas pré-operacionais, apresentando retornos anormais negativos, enquanto que nas operacionais tais retornos foram positivos, o que pode indicar que a qualidade do investimento é julgada a partir da divulgação financeira. Ademais, a divulgação é aguardada pelos investidores de empresas operacionais para ajustarem seus preços. Conclui-se que os resultados estão de acordo com as evidências empíricas e que atenção especial deva ser dada aos investimentos de formação de capital de longo prazo pelos participantes dos mercados financeiros.

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Publicado

2016-03-01

Edição

Seção

Finanças & Contabilidade

Como Citar

Efeito dos investimentos nos fundamentos e na reação de mercado de empresas brasileiras pré-operacionais e operacionais do período de 2006 a 2012 . (2016). Revista De Administração, 51(1), 56-71. https://doi.org/10.5700/rausp1223