Previsão de consumo de ingressos para jogos do campeonato brasileiro

Autores

  • Adriana Bruscato Bortoluzzo Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
  • Mauricio Mesquita Bortoluzzo Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Sérgio Jurandyr Machado Secretaria de Política Econômica, Brasília
  • Tatiana Terabayashi Melhado Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
  • Pedro Iaropoli Trindade Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
  • Bruno Santos Pereira Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

DOI:

https://doi.org/10.1016/j.rausp.2016.09.007

Palavras-chave:

Gestão esportiva, GLM, Demanda de ingressos, Futebol

Resumo

A estimação da demanda em eventos esportivos é uma questão crucial para a avaliação da eficiência de vendas e gestão de marketing de clubes desportivos. Estimativas mais precisas permitem que seja feito um plano financeiro e operacional mais adequado e que o serviço prestado aos fãs possua maior qualidade. O foco deste estudo é analisar e prever o consumo de ingressos em jogos de futebol nos estádios brasileiros. Foram comparados os resultados preditivos do modelo de regressão com erros normalmente distribuídos (benchmark), do modelo Tobit e do modelo linear generalizado com distribuição Gama. Os modelos incluem variáveis explicativas relacionadas com o ambiente econômico, a qualidade do produto, bem como incentivos monetários e não monetários que as pessoas possuem para assistirem aos jogos nos estádios. A maioria dessas variáveis foi estatisticamente relevante para explicar a quantidade de público pagante nos estádios. Foram utilizadas diferentes medidas de qualidade de previsãopara avaliar o desempenho das previsões de demanda e concluímos que o modelo linear generalizado com distribuição Gama apresentou melhores resultados para previsão do consumo de ingressos para os jogos do Campeonato Brasileiro de futebol, quando comparados ao benchmark

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Publicado

2017-03-01

Edição

Seção

Strategy & Business Economics

Como Citar

Previsão de consumo de ingressos para jogos do campeonato brasileiro. (2017). Revista De Administração, 52(1), 70–80. https://doi.org/10.1016/j.rausp.2016.09.007