Determinantes da transferência reversa de conhecimento em multinacionais de mercados emergentes: o papel da complexidade, da autonomia e da integração

Autores

  • Franciane Freitas Silveira Universidade Federal do ABC
  • Roberto Sbragia Universidade de São Paulo
  • Henry Lopez-Vega Jönköping University; Jönköping International Business School
  • Fredrik Tell Uppsala University

DOI:

https://doi.org/10.1016/j.rausp.2016.12.007

Palavras-chave:

Trasnferência reversa de conhecimento, Multinacionais emergentes, Multinacionais brasileiras

Resumo

Subsidiárias realizam atividades de inovação em mercados estrangeiros, quer para capturar o conhecimento valioso que é necessário para adaptar seus produtos aos mercados locais ou para criar conhecimento de alto valor para a sede. No contexto de multinacionais de mercados emergentes, a maioria dos estudos têm negligenciado os determinantes da transferência de conhecimetno provenientes de subsidiárias (transferência reversa). Foram analisadas as respostas de uma pesquisa realizada com 78 multinacionais brasileiras que possuem subsidiárias em mercados desenvolvidos e emergentes. Verificou-se que a complexidade do conhecimento desenvolvido na subsidiária, bem como a sua autonomia e inserção no mercado externo determinam o fluxo de transferência reversa de conhecimento na empresa multinacional emergente. Este trabalho enriquece estudos anteriores sobre transferência reversa de conhecimento destacando os principais drivers para as multinacionais dos mercados emergentes.

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Publicado

2017-06-01

Edição

Seção

Gestão Tecnológica

Como Citar

Determinantes da transferência reversa de conhecimento em multinacionais de mercados emergentes: o papel da complexidade, da autonomia e da integração. (2017). Revista De Administração, 52(2), 176-188. https://doi.org/10.1016/j.rausp.2016.12.007