Rumo aos meus objetivos via compras: uma análise do impacto de compras na percepção de progresso em objetivos

Autores

  • Manuela Albornoz Gonçalves Universidade Feevale
  • Walter Nique Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Dilney Albornoz Gonçalves IE Business School

DOI:

https://doi.org/10.1016/j.rausp.2017.05.002

Palavras-chave:

Compras, Progresso em objetivos, Motivação, Comportamento do consumidor, Autoregulação

Resumo

Nesta pesquisa busca-se avançar no conhecimento de progresso em objetivos ao analisar como as compras são percebidas pelos consumidores em relação a seus objetivos. Ela busca verificar se a compra de um produto relacionado a um objetivo faz com que o consumidor perceba progresso no mesmo e se essa percepção de progresso depende da força de associação do produto com o objetivo. Para testar os objetivos propostos, realizaram-se três experimentos online. Esses experimentos mostram que os participantes expostos a situações de compra de produtos relacionados a um objetivo, percebem maior progresso no objetivo do que os participantes expostos a uma situação de uso ou ao grupo de controle. Ainda, os estudos explicam que isso ocorre devido à força de associação dos produtos com os objetivos, uma vez que os participantes expostos aos grupos com produtos mais instrumentais ao objetivo perceberam maior progresso do que os participantes com produtos menos instrumentais ao objetivo. Portanto, essa pesquisa mostra teórica e empiricamente como consumidores interpretam compras relacionadas a seus objetivos e o mecanismo que influencia essa interpretação.

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Publicado

2017-09-01

Edição

Seção

Marketing

Como Citar

Rumo aos meus objetivos via compras: uma análise do impacto de compras na percepção de progresso em objetivos. (2017). Revista De Administração, 52(3), 246-255. https://doi.org/10.1016/j.rausp.2017.05.002