Atmosfera de loja on-line: o impacto do ambiente virtual na satisfação do consumidor e na atitude para com a compra

Autores

  • Salomão Alencar de Farias Centro de Estudos em Marketing e Pessoas

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-21072007000100003

Palavras-chave:

atmosfera de loja on-line, emoções, satisfação, atitude

Resumo

A atmosfera de loja foi proposta por Kotler (1973) como uma relevante ferramenta estratégica para os varejistas. Neste artigo, o foco é na atmosfera de loja on-line. Buscou-se investigar como o ambiente on-line influencia as emoções do consumidor (MEHRABIAN e RUSSELL, 1974) e qual o impacto das emoções na satisfação e na atitude com a compra on-line. Com uso de metodologia descritiva por meio da aplicação de um survey a uma amostra não-probabilística de consumidores que realizaram compras pela Internet, foram testadas relações entre os seguintes construtos: ambiente de loja, prazer e ativação, satisfação e atitude positiva com a compra on-line. A aplicação de análises estatísticas multivariadas, aliada ao referencial teórico investigado, permitiu identificar que o ambiente virtual influencia positivamente o prazer com o processo de compra on-line, e que esse contribui, por sua vez, para a satisfação do consumidor e para a atitude positiva com o processo.

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Publicado

2007-03-01

Edição

Seção

Marketing

Como Citar

Atmosfera de loja on-line: o impacto do ambiente virtual na satisfação do consumidor e na atitude para com a compra. (2007). Revista De Administração, 42(1), 31-41. https://doi.org/10.1590/S0080-21072007000100003