Franquia empresarial: um estudo das características do relacionamento entre franqueadores e franqueados no Brasil

Autores

  • Patricia de Salles Vance Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade; Departamento de Administração
  • Luiz Paulo Lopes Fávero Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade; Departamento de Contabilidade e Atuária
  • Marcos Roberto Luppe Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade; Departamento de Administração

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-21072008000100005

Palavras-chave:

varejo, franquia empresarial, relacionamento franqueador-franqueado, análise de correspondência

Resumo

Atualmente, no Brasil, é bastante freqüente a opção pela franquia empresarial no mercado de consumo de bens e serviços e, para a continuidade de uma relação entre duas empresas no longo prazo, o controle do franqueador sobre as potenciais fontes de conflito parece ser fator relevante. Neste trabalho, têm-se como objetivos identificar as características da franquia empresarial no Brasil e analisar os aspectos relevantes do relacionamento estabelecido entre franqueadores e franqueados, determinando os pontos críticos da gestão do sistema de franquia e a relação do nível de satisfação do franqueado com o tempo de operação e o segmento de atuação. A pesquisa foi executada em duas etapas. Inicialmente, foram selecionadas e entrevistadas as empresas franqueadoras e, em seguida, as unidades fraqueadas, que foram convidadas a preencher um questionário de forma virtual. A amostra foi composta por 41 empresas franqueadoras em seis segmentos distintos e 270 unidades franqueadas. A partir da análise de dados, foram identificadas características do relacionamento das partes, especialmente aquelas associadas ao valor da marca, à gestão de marketing, à comunicação intra-rede e à satisfação com o investimento na franquia empresarial. Por fim, por meio da técnica multivariada de análise de correspondência, percebeu-se relativa associação entre o segmento de atuação do franqueado e o respectivo nível de satisfação, porém inexistência de associação entre esse e o tempo de operação do negócio.

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Publicado

2008-03-01

Edição

Seção

Estratégia & Economia de Empresas

Como Citar

Franquia empresarial: um estudo das características do relacionamento entre franqueadores e franqueados no Brasil. (2008). Revista De Administração, 43(1), 59-71. https://doi.org/10.1590/S0080-21072008000100005