Práticas logísticas colaborativas: o caso de uma cadeia de suprimentos da indústria automobilística

Autores

  • Diego Mondadori Rodrigues Qualidade na John Deere Brasil
  • Miguel Afonso Sellitto Unisinos; Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-21072008000100008

Palavras-chave:

gestão colaborativa, cadeia de suprimentos, práticas logísticas, qualidade de fornecedores, avaliação de desempenho em logística

Resumo

A evolução dos métodos de gestão nas organizações tem levado muitas empresas a optarem por concentrar seus esforços nas atividades centrais do negócio. Cabe a fornecedores o papel de suprir essas empresas com produtos e serviços complementares, resultando no arranjo logístico conhecido como cadeia de suprimentos. Contudo, esse arranjo estabelece uma relação de dependência entre a empresa-cliente e seus fornecedores, que passam a atuar como parte da própria empresa-cliente. A fim de otimizar os ganhos com esse arranjo, é preciso estabelecer uma relação de parceria entre as organizações participantes da cadeia. A colaboração apresenta-se como uma abordagem apropriada para explorar as lacunas do arranjo e elevar a eficiência e a eficácia dos processos na cadeia. Neste artigo, apresenta-se como uma empresa montadora de motores diesel utiliza práticas logísticas e ferramentas da qualidade para a colaboração em um cenário industrial complexo: a indústria automobilística. São revisadas questões pertinentes na literatura, com posterior estudo de caso e apresentação dos resultados obtidos.

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Publicado

2008-03-01

Edição

Seção

Qualidade & Produtividade

Como Citar

Práticas logísticas colaborativas: o caso de uma cadeia de suprimentos da indústria automobilística. (2008). Revista De Administração, 43(1), 97-111. https://doi.org/10.1590/S0080-21072008000100008