Desigualdade de gênero no trabalho: reflexos nas atitudes das mulheres e em sua intenção de deixar a empresa

Autores

  • Flávia de Souza Costa Neves Cavazotte Faculdades Ibmec
  • Lucia Barbosa de Oliveira Faculdades Ibmec
  • Liliana Carneiro de Miranda Certsign

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-21072010000100006

Palavras-chave:

desigualdade, gênero, satisfação no trabalho, identificação, intenção de deixar a empresa

Resumo

As relações de gênero no universo do trabalho ainda são marcadas por importantes assimetrias, especialmente quando se trata do nível salarial e do acesso a posições de maior responsabilidade dentro das organizações. Neste estudo, procura-se investigar se a percepção de desigualdade na distribuição e nos critérios de alocação de recompensas aplicados às mulheres influencia sua satisfação com o trabalho e sua identificação com a organização em que atuam. Além disso, verifica-se se o sentido do trabalho modera os efeitos da percepção de desigualdade de gênero sobre as atitudes das mulheres, intensificando-o entre aquelas para as quais a orientação para o trabalho está mais centralmente vinculada à sua identidade. No estudo, analisam-se essas relações em uma amostra de 172 mulheres com nível de instrução superior completo, que atuam na cidade do Rio de Janeiro em diversos tipos de or-ganizações e em diferentes segmentos de mercado. Os resultados observados sugerem que a percepção de desigualdade tem impacto negativo sobre as atitudes das mulheres com relação a seu emprego e às organizações que as empregam; o sentido do trabalho apresenta os efeitos moderadores teorizados; e, por meio de seus efeitos so-bre as atitudes das mulheres, a percepção de desigualdade afeta significativamente sua intenção de deixar a empresa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2010-03-01

Edição

Seção

Recursos Humanos & Organizações

Como Citar

Desigualdade de gênero no trabalho: reflexos nas atitudes das mulheres e em sua intenção de deixar a empresa. (2010). Revista De Administração, 45(1), 70-83. https://doi.org/10.1590/S0080-21072010000100006