Comparações entre preferência e posse de carro: predições dos valores humanos, atributos do produto e variáveis sociodemográficas

Autores

  • Rafael Barreiros Porto Universidade de Brasília; Programa de Pós-Graduação em Administração
  • Claudio Vaz Torres Universidade de Brasília; Instituto de Psicologia; Departamento de Psicologia Social e do

DOI:

https://doi.org/10.5700/rausp1031

Palavras-chave:

preferência do consumidor, posse, valores humanos, atributos do produto

Resumo

Alguns consumidores podem ter determinado veículo, mas preferir outro tipo do mesmo produto. Isso pode ser devido às diferenças de atributos entre os tipos de veículo, bem como às diferenças entre características sociodemográficas ou motivacionais associadas ao uso desse produto. A identificação de quais são as variáveis preditoras da preferência e da posse podem lançar luz sobre as melhores variáveis a serem usadas na estratégia de segmentação do mercado automotivo. O objetivo da pesquisa empírica relatada neste artigo foi comparar a influência dos valores humanos, dos atributos do carro e das variáveis sociodemográficas sobre a preferência e a posse por tipos de carro. A amostra foi composta por 209 usuários, refletindo um poder do estudo de 0,87. Os dados foram coletados pelo método survey e regressões logísticas para cada tipo de carro foram realizadas. Os resultados indicaram que há diferentes motivações que predizem a preferência em relação à posse de tipos de carro e que os atributos do veículo foram preditores mais fortes do que as motivações ou as características sociodemográficas, tanto sobre a preferência quanto sobre a posse de carro.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2012-03-01

Edição

Seção

Marketing

Como Citar

Comparações entre preferência e posse de carro: predições dos valores humanos, atributos do produto e variáveis sociodemográficas. (2012). Revista De Administração, 47(1), 140-154. https://doi.org/10.5700/rausp1031