Efeito da atividade esportiva sistematizada sobre o desenvolvimento motor de crianças de sete a 10 anos

Autores

  • Camila Ramos dos SANTOS Universidade Estadual de Londrina; Centro de Educação Física e Esporte
  • Carla Cristiane da SILVA Universidade Estadual do Norte do Paraná; Centro de Ciências da Saúde
  • Mara Laiz DAMASCENO Faculdade Estácio de Sá
  • Josiane MEDINA-PAPST Universidade Estadual de Londrina; Centro de Educação Física e Esporte
  • Inara MARQUES Universidade Estadual de Londrina; Centro de Educação Física e Esporte

DOI:

https://doi.org/10.1590/1807-55092015000300497

Resumo

Atividades físicas programadas na infância são reconhecidas por ocasionar mudanças nos diversos aspectos do desenvolvimento das crianças. Assim, o presente estudo objetivou verificar o impacto da atividade esportiva programada de ballet clássico e de futsal sobre indicadores de motricidade global e de equilíbrio em crianças. A amostra foi composta por 160 crianças entre sete e 10 anos de idade. Oitenta crianças de ambos os sexos foram selecionadas no ambiente escolar e compuseram os grupos de escolares, caracterizado pela prática exclusiva de Educação Física escolar. Os grupos vinculados à prática esportiva foram compostos por 40 crianças do sexo feminino, praticantes de "ballet" clássico e 40 do sexo masculino, praticantes de futsal, caracterizando os grupos de prática sistematizada. Para a avaliação motora foram aplicados os testes de motricidade global e equilíbrio da Escala de Desenvolvimento Motor "EDM". Além disso, o questionário de atividade física habitual foi utilizado para calcular o gasto energético. A distribuição dos dados foi verificada através do teste Shapiro-Wilk, e em seguida foram aplicados os testes não-paramétricos Kruskall-Wallis com post hoc U de Mann-Whitney, Wilcoxon e Qui-Quadrado de Pearson. O nível de significância foi estabelecido em 5% (p ≤ 0,05). Resultados significantes foram encontrados entre os grupos de prática sistematizada com índices classificados como superiores e percentuais maiores em Idade Motora em Motricidade Global (IMMG) e Idade Motora em Equilíbrio (IME) do que idade cronológica (IC). Conclui-se que as crianças praticantes de atividades esportivas demonstraram superioridade nos testes aplicados quando comparados ao grupo controle, em que mais de 65% apresentam classificação normal.

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Publicado

2015-09-01

Edição

Seção

Pedagógica e Comportamental

Como Citar

SANTOS, C. R. dos, SILVA, C. C. da, DAMASCENO, M. L., MEDINA-PAPST, J., & MARQUES, I. (2015). Efeito da atividade esportiva sistematizada sobre o desenvolvimento motor de crianças de sete a 10 anos . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 29(3), 497-506. https://doi.org/10.1590/1807-55092015000300497