Associação do estado nutricional com aptidão física relacionada à saúde em adultos com deficiência intelectual

  • Gabriel Renaldo de SOUSA Universidade Federal de Santa Catarina; Centro de Ciências da Saúde
  • Marília Garcia PINTO Universidade Federal de Santa Catarina; Centro de Desportos
  • Jefferson Roberto SEEBER Fundação Catarinense de Educação Especial; Centro de Educação Física
  • Diego Augusto Santos SILVA Universidade Federal de Santa Catarina; Centro de Desportos

Resumo

A obesidade é um problema da saúde pública que tem reflexo direto nos níveis de aptidão física relacionada à saúde, principalmente em pessoas com deficiência intelectual (DI) por uma série de limitações cognitivas e sociais devido à deficiência. O objetivo do estudo é identificar a associação do estado nutricional com os níveis de aptidão física relacionado à saúde em pessoas com DI. A pesquisa foi realizada em uma instituição com 31 homens adultos, tendo a avaliação do estado nutricional sido realizada por meio do IMC, e os testes de aptidão física relacionado à saúde com uso da Bateria de Brockport adaptada (avaliação da adiposidade, teste de flexibilidade, força/resistência muscular e capacidade aeróbia). Utilizou-se a análise de covariância para comparar os grupos eutróficos e o excesso de peso em relação aos componentes de aptidão física relacionados à saúde e o teste exato de Fisher para verificar associação entre as variáveis. A maioria dos adultos não atingiu os critérios mínimos para a saúde. Adultos com excesso de peso (IMC) apresentaram maiores valores de percentual de gordura corporal e menores níveis de força/resistência muscular do que os eutróficos. Os indícios da associação entre excesso de peso com altos níveis de percentual de gordura e baixos níveis de força/resistência muscular alerta para a necessidade de programas específicos para população com DI.

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Publicado
2015-12-01
Como Citar
SOUSA, G., PINTO, M., SEEBER, J., & SILVA, D. (2015). Associação do estado nutricional com aptidão física relacionada à saúde em adultos com deficiência intelectual . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 29(4), 543-550. https://doi.org/10.1590/1807-55092015000400543
Seção
Biodinâmica