Teste de conhecimento tático processual 3x3 com os pés: alternativa para a orientação esportiva

  • Henrique de Oliveira CASTRO Universidade Federal de Minas Gerais; Fisioterapia e Terapia Ocupacional; Escola de Educação Física
  • Juan Carlos Perez MORALES Universidade Federal de Minas Gerais; Fisioterapia e Terapia Ocupacional; Escola de Educação Física
  • Layla Maria Campos ABURACHID Universidade Federal de Minas Gerais; Fisioterapia e Terapia Ocupacional; Escola de Educação Física
  • Pablo Juan GRECO Universidade Federal de Minas Gerais; Fisioterapia e Terapia Ocupacional; Escola de Educação Física

Resumo

O objetivo constituiu em avaliar o comportamento tático processual de crianças entre oito e 14 anos de idade em situação de jogo 3x3 com os pés, sem finalização. A amostra se compôs de 100 crianças (10,32 ± 1,45 anos de idade). O presente instrumento apresentou um total de 16 itens a serem observados, sendo quatro itens para cada situação tática ou dimensão (jogador no ataque sem bola - JSB, jogador no ataque com bola - JCB, marcação ao jogador no ataque sem bola - MJSB, marcação ao jogador no ataque com bola - MJCB). No Coeficiente de Validação de Conteúdo (CVC), obtiveram-se valores satisfatórios para as quatro dimensões avaliadas. Estabeleceu-se a fidedignidade do instrumento pelo cálculo do índice Kappa inter e intra-avaliadores, demonstrando concordância entre os avaliadores. O instrumento idealizado apresenta índices de validade para avaliar o conhecimento tático processual de crianças nos domínios propostos para modalidades que utilizam dos pés como forma de jogo.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2015-12-01
Como Citar
CASTRO, H., MORALES, J., ABURACHID, L., & GRECO, P. (2015). Teste de conhecimento tático processual 3x3 com os pés: alternativa para a orientação esportiva . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 29(4), 621-629. https://doi.org/10.1590/1807-55092015000400621
Seção
Pedagógica e Comportamental