A eficiência do comportamento tático e a data de nascimento influenciam a performance tática de jogadores de futebol da categoria sub-11?

  • Guilherme Figueiredo MACHADO Universidade Federal de Viçosa; Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
  • Israel TEOLDO Universidade Federal de Viçosa; Centro de Ciências Biológicas e da Saúde

Resumo

O objetivo do estudo é verificar se a eficiência do comportamento tático e os quartis de nascimento influenciam a performance tática de jogadores de futebol da categoria sub-11. A amostra foi composta por 102 jogadores de futebol da categoria sub-11, participantes de campeonatos regionais. O instrumento utilizado para avaliar a performance tática foi o FUT-SAT. Utilizou-se o teste de Regressão Logística Multinomial para verificar associação entre as variáveis, a partir da divisão da eficiência do comportamento e da performance tática em tercis (p ≤ 0,05). Verificou-se associações positivas entre a eficiência do comportamento tático e os índices de performance tática para o princípio de unidade defensiva. Encontrou-se associações positivas entre data de nascimento e o índice de performance tática em jogadores nascidos no último quartil do ano. Conclui-se que a performance tática sofreu influência da data de nascimento e da eficiência do comportamento tático.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2016-06-01
Como Citar
MACHADO, G., & TEOLDO, I. (2016). A eficiência do comportamento tático e a data de nascimento influenciam a performance tática de jogadores de futebol da categoria sub-11? . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 30(2), 437-445. https://doi.org/10.1590/1807-55092016000200437
Seção
Pedagógica e Comportamental